Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30649
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_GabrielaRodriguesCarvalho_tcc.pdf1,18 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBuzar, Edeilce Aparecida Santos-
dc.contributor.authorCarvalho, Gabriela Rodrigues-
dc.identifier.citationCARVALHO, Gabriela Rodrigues. A importância de aprender língua portuguesa pela comunidade surda: comunicação e empoderamento ou violência simbólica?. 2022. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa buscou investigar a importância do Português como segunda língua para os surdos, uma vez que esses já possuem a Libras como língua de interação, instrução, desenvolvimento e para fins científicos. Dessa forma, teve por objetivo compreender o papel das duas línguas na educação dos surdos e a relação entre elas durante o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental de uma escola bilíngue. A metodologia utilizada foi o da pesquisa qualitativa com base na observação de três turmas do ensino fundamental em diferentes anos. Para fundamentar a base teórica desta pesquisa analisou os dados obtidos com base nas teorias de Bourdieu sobre a economia das trocas linguísticas e os principais pesquisadores da área de Português como segunda língua para surdos. Com isso, foi possível perceber no contexto escolar ar e produção do Português como língua legítima, e o valor simbólico determinado para cada uma das línguas, visto que a Libras deve ser a base para o ensino da segunda língua para os surdos. Por isso, percebe-se a importância do currículo de Língua Portuguesa para surdos como segunda língua e das aulas direcionadas às singularidades dos sujeitos surdos para o aprendizado da língua oral.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLíngua brasileira de sinaispt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordLíngua portuguesa - estudo e ensinopt_BR
dc.titleA importância de aprender língua portuguesa pela comunidade surda : comunicação e empoderamento ou violência simbólica?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-16T13:14:01Z-
dc.date.available2022-05-16T13:14:01Z-
dc.date.submitted2022-01-10-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30649-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.