Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Buzar, Edeilce Aparecida Santos | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Gabriela Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Gabriela Rodrigues. A importância de aprender língua portuguesa pela comunidade surda: comunicação e empoderamento ou violência simbólica?. 2022. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa buscou investigar a importância do Português como segunda língua para os surdos, uma vez que esses já possuem a Libras como língua de interação, instrução, desenvolvimento e para fins científicos. Dessa forma, teve por objetivo compreender o papel das duas línguas na educação dos surdos e a relação entre elas durante o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental de uma escola bilíngue. A metodologia utilizada foi o da pesquisa qualitativa com base na observação de três turmas do ensino fundamental em diferentes anos. Para fundamentar a base teórica desta pesquisa analisou os dados obtidos com base nas teorias de Bourdieu sobre a economia das trocas linguísticas e os principais pesquisadores da área de Português como segunda língua para surdos. Com isso, foi possível perceber no contexto escolar ar e produção do Português como língua legítima, e o valor simbólico determinado para cada uma das línguas, visto que a Libras deve ser a base para o ensino da segunda língua para os surdos. Por isso, percebe-se a importância do currículo de Língua Portuguesa para surdos como segunda língua e das aulas direcionadas às singularidades dos sujeitos surdos para o aprendizado da língua oral. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua brasileira de sinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | A importância de aprender língua portuguesa pela comunidade surda : comunicação e empoderamento ou violência simbólica? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-16T13:14:01Z | - |
dc.date.available | 2022-05-16T13:14:01Z | - |
dc.date.submitted | 2022-01-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30649 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|