Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30646
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_SteffanyRodriguesNeves_tcc.pdf2,1 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWeller, Wivian-
dc.contributor.authorNeves, Steffany Rodrigues-
dc.identifier.citationNEVES, Steffany Rodrigues. Educar para a diversidade: gênero nos cursos de Pedagogia das universidades da região Centro-Oeste (federais e estaduais). 2021. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é o resultado de uma pesquisa qualitativa que consistiu em investigar as discussões de Gênero na formação inicial de pedagogos. Foi feito um levantamento de dados dos PPC dos cursos de Pedagogia, com o recorte regional voltado para as universidades federais e estaduais do Centro-Oeste e, a seguir, uma análise de suas ementas com o objetivo de identificar disciplinas que abordem a temática de gênero, direta ou indiretamente. De forma complementar, realizamos uma entrevista narrativa com uma professora da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul que realiza pesquisas no campo dos estudos de gênero e oferta uma disciplina sobre a temática, tanto no Curso de Pedagogia, quanto no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação. Os resultados encontrados foram discutidos a luz do que foi exposto durante todo o trabalho, trazendo a importância que a temática tem dentro de sala de aula, seja da educação básica ou no ensino superior. Também foi possível verificar que algumas das universidades pesquisadas tem maior potencial quando a temática é Gênero, enquanto em outras a discussão está ausente do currículo de formação nas licenciaturas. Os resultados da pesquisa evidenciam que a temática de gênero é um estudo indispensável, pois diariamente vivemos e construímos as relações de gênero.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGênero - relaçõespt_BR
dc.subject.keywordDiversidade na escolapt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogiapt_BR
dc.titleEducar para a diversidade : gênero nos cursos de Pedagogia das universidades da região Centro-Oeste (federais e estaduais)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-13T15:49:38Z-
dc.date.available2022-05-13T15:49:38Z-
dc.date.submitted2021-11-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30646-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This Final Paper (TCC) is the result of a qualitative research that consisted of investigating the discussions of Gender in the initial training of pedagogues. A survey of PPC data for Pedagogy courses was carried out, with a regional focus on federal and state universities in the Midwest, and then an analysis of their menus in order to identify subjects that address the theme of gender, directly or indirectly. Complementarily, we carried out a narrativeinterview with a professor from the State University of Mato Grosso do Sul who conducts research in the field of gender studies and offers a subject on the subject, both in the Pedagogy Course and in the Stricto Graduate Program Sensu Professional Mastersin Education. The results found were discussed in the light of what was exposed throughout the work, bringing the importance that the theme has within the classroom, whether in basic education or in higher education. It was also possible to verify that some of the surveyed universities have greater potential when the theme is Gender, while in others the discussion is absent from the training curriculum in undergraduate courses. The research results show that the theme of gender is an indispensable study, as we live and build gender relations on a daily basis.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.