Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30644
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_NataliaDaSilvaChagas_tcc.pdf1,82 MBAdobe PDFver/abrir
Título: As TICS como meio principal do ensino e aprendizagem no contexto pandêmico
Autor(es): Chagas, Natália da Silva
Orientador(es): Dantas, Otília Maria Alves da Nóbrega Alberto
Assunto: Ensino remoto
Tecnologia da informação e comunicação
Tecnologia na educação
Covid-19
Pandemia
Data de apresentação: Out-2021
Data de publicação: 13-Mai-2022
Referência: CHAGAS, Natália da Silva. As TICS como meio principal do ensino e aprendizagem no contexto pandêmico. 2021. 58 f., i. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho é o resultado de uma pesquisa realizada em uma escola pública da Coordenação Regional de Planaltina-DF, e tem como tema/problema as TICs como meio principal do ensino e aprendizagem no contexto pandêmico. A metodologia empregada foi a de natureza qualitativa, na qual foram utilizados dados de questionários on-line encaminhados pela escola pesquisada aos seus profissionais e aos pais e/ou responsáveis de estudantes da unidade de ensino em meados de agosto de 2020. O intuito dos questionários era o de conhecer o contexto inicial da comunidade escolar para a efetivação do ensino remoto, implantado pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, na rede pública de ensino, após a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia da COVID-19. Para a discussão do campo teórico, são apresentadas as circunstâncias do ensino não presencial no Distrito Federal, com a indicação do marco legal e as ações do Estado para sua efetivação nas escolas a partir da divulgação do Programa Escola em Casa DF. Aborda-se também as Tecnologias da Informação e Comunicação como suporte para o ensino remoto, com a análise dos desafios da comunidade escolar investigada, que precisou se reinventar para atender às demandas da nova realidade. Os resultados revelam que o planejamento e a execução do Estado para a efetivação do ensino remoto, não levaram em consideração a realidade concreta das escolas públicas do Distrito Federal e das famílias dos estudantes. A ausência de condições materiais para o acesso à internet e às tecnologias necessárias para a realização das aulas na plataforma Google Classrrom, a carência ou a pouca interação entre docentes e discentes, a sobrecarga de responsabilidades e, a inabilidade para o uso das ferramentas on-line disponíveis, tanto dos profissionais quanto das famílias dos estudantes, comprometeu ainda mais o processo de ensino e aprendizagem, já muito prejudicado pela suspensão das aulas no início da pandemia e no retorno não presencial. Nas considerações finais, foi explicitada a necessidade de investimentos tecnológicos nas unidades de ensino públicas, a retomada do desenvolvimento profissional dos docentes pautada na autonomia, no diálogo coletivo, no trabalho colaborativo e na liberdade de criação pedagógica, que foram visivelmente restringidos durante o ensino remoto. No que refere às famílias, indicou-se o resgate da parceria com a escola para a retomada sensível e gradual da aprendizagem, considerando o percurso dos estudantes eo ponto de chegada de cada um.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.