Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30642
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JuliaDeSouzaGarcia_tcc.pdf257,62 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorKuchenbecker, Liège Gemelli-
dc.contributor.authorGarcia, Júlia de Souza-
dc.identifier.citationGARCIA, Júlia de Souza. Alfabetização de surdos e as práticas pedagógicas. 2021. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA presente monografia tem como problematização quais práticas pedagógicas podem auxiliar os surdos durante o período de alfabetização em L2? Apresenta através de fundamentações teóricas os desafios no ensino inclusivo, a importância da Libras como primeira língua, o ensino em língua de sinais e a análise de propostas pedagógicas bilíngues do livro do MEC/2006, produzido por QUADROS e SCHIMIEDT. As análises são feitas a partir da fundamentação teórica apresentada previamente com base nos autores FERNANDES (2006), KARNOPP (2006), LIMA (2017), MARTINS (2009), MENEZES (2001), MOURA (1997), STROBEL (2008) e THOMA (2010). Os resultados dessa pesquisa demonstram a importância das escolas para surdos ou bilíngues e acessíveis para as crianças surdas em processo de alfabetização, assim como a importância da língua de sinais no aprendizado de uma segunda língua.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização de surdos e as práticas pedagógicaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-13T14:41:10Z-
dc.date.available2022-05-13T14:41:10Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30642-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.