Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30640
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GiovannaMoreiraSilvaSantos_tcc.pdf4,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A importância da leitura deleite no processo de alfabetização e letramento
Autor(es): Santos, Giovanna Moreira Silva
Orientador(es): Dias, Paula Maria Cobucci Ribeiro
Assunto: Literatura infantil
Alfabetização
Data de apresentação: 18-Nov-2021
Data de publicação: 13-Mai-2022
Referência: SANTOS, Giovanna Moreira Silva. A importância da leitura deleite no processo de alfabetização e letramento. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A organização do trabalho pedagógico, considerando a leitura deleite no processo de alfabetização e letramento, teve como intencionalidade desenvolver a prática da leitura de fruição, que tem por característica também favorecer o desenvolvimento dos aspectos sociais e cognitivos das crianças. A leitura foi realizada para que os educandos pudessem vivenciá-la de uma forma leve, fluida e prazerosa, ressaltando sua característica incentivadora no desenvolvimento do gosto pela leitura. O objetivo geral deste trabalho foi compreender a importância da prática da leitura deleite nos anos iniciais da Educação Básica. Os objetivos específicos do trabalho se propôs a realizar a prática da leitura deleite com as crianças da escola colaboradora de pesquisa, com os registros e observações realizados a cerca dessa prática, bem como a observação do interesse dos alunos por essa forma de leitura, buscando ressaltar a ação da leitura na concepção da prática social a ser construída através da mediação da minha ação leitora que foi realizada durante a pesquisa-ação. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa na estrutura de uma pesquisa-ação em uma turma de 3º ano do ensino fundamental 1 de uma escola pública rural do Distrito Federal. Através da minha prática na ação pesquisadora e vivência com essa turma, pude através da leitura de duas obras literárias infantis, construir com as crianças um diálogo interessante de envolvimento com as histórias lidas, de uma forma divertida e inspiradora. Contudo pude através da minha leitura deleite enfatizar a importância dessa prática de leitura no ensino-aprendizagem dos estudantes que puderam participar da minha ação leitora mediada, demonstrando que ela possui importante relevância no processo de Ensino-Aprendizagem dos estudantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.