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dc.contributor.advisorFreire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado-
dc.contributor.authorSilva, Camila Rodrigues da-
dc.identifier.citationSILVA, Camila Rodrigues da. Interações socioafetivas de uma criança com Síndrome de Down na escola. 2021. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como foco investigaras interações socioafetivas de um aluno com Síndrome de Down do 4º ano do ensino fundamental, matriculado em uma escola da rede particular. Para isso, foram delimitados os seguintes objetivos específicos: (1) descrever os comportamentos socioafetivos da criança de acordo com as interações sociais; (2) identificar estratégias/recursos socioafetivos no relacionamento da criança em diferentes situações na rotina escolar, priorizando interações com pessoas diferentes e (3) caracterizara relação entre o desenvolvimento da criança e o seu processo de escolarização na perspectiva de professores e família. Trata-se de um estudo de caso desenvolvido por meio de observação naturalística e participante. Considerou-se a visão da família e da professora da criança sobre o seu desenvolvimento e sobre o processo escolarização, por meio de questionário e entrevista semiestruturada. Os resultados, indicam que as experiências socioafetivas podem contribuir para o desenvolvimento da criança com SD; bem como, ilustrar como ele utiliza os recursos socioafetivos nos seus relacionamentos durante a rotina escolar, fundamentando-se na psicologia cultural e na perspectiva sociogenética do desenvolvimento humano. A pesquisa aborda também a importância da inclusão nas escolas, considerando as leis que garantem um conjunto de benefícios e possibilidades aos alunos com necessidades educacionais especiais nas instituições de ensino. Mediante as observações realizadas se entende a importância da socialização e da criação de vínculos afetivos para uma criança de SD como parte da mediação simbólica e semiótica na construção de saberes, dessa forma, favorecendo a sua inclusão escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDown, Síndrome dept_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.titleInterações socioafetivas de uma criança com Síndrome de Down na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-13T13:04:31Z-
dc.date.available2022-05-13T13:04:31Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30638-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The current study aims at inquiring socioaffective interactions of a fourth grade Down Syndrome childattending a private primary (elementary) school. Thus, the specific objectives are:(1) to describethe child’s socioaffective behavior according to different social interactions situations; (2) to identify socioafectivies strategies and resources used in different school routine prioritizing interactions with different people and (3) to characterizethe relationship between changes in development and their schooling process from the perspective of teachers and family.This is a case study developed through naturalistic and participant observation. The view of the family and the child's teacher about his development and schooling achievements were considered through a questionnaire and semi-structured interview. Grounded on cultural psychology and the sociogenetic perspective of human development, the results indicate that (1) socioaffective experiences can contribute to the development of children with DSby using guided participation strategies andspecialized support on child’s engagement (2) he has develop more resourcefulways to regulate his relationships during collective learning activitiesby increasing the use oflanguage to communicate. The research also addresses the importance of inclusion in schools, considering the policies that assure a set of benefits and possibilities to students with specific educational needs in educational institutions. Observations support the claim regardingthe importance of socialization and the creation of affective bonds for a child of DS is understood as part of the symbolic and semiotic mediation in the construction of knowledge, thus favoring its school inclusion.pt_BR
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