Título: | A survey of product engineering applied on machine learning projects |
Autor(es): | Lima, Isaque Alves de |
Orientador(es): | Aguiar, Carla Silva Rocha |
Assunto: | Aprendizado de máquina Engenharia de produto Engenharia de software |
Data de apresentação: | 17-Jun-2021 |
Data de publicação: | 12-Mai-2022 |
Referência: | LIMA, Isaque Alves de. A survey of product engineering applied on machine learning projects. 2021. 54 f., Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O Aprendizado de Máquina (AM) é um subcampo de computação que evoluiu a partir de estudos de reconhecimento de padrões e da teoria de aprendizado computacional. O ML é mais usado para melhorar a usabilidade, reduzir tarefas de automação de trabalho mecânico e resolver problemas humanos complicados. Além de exigir uma equipe multidisciplinar e não ter práticas e estudos definidos, o ML ainda é extremamente dependente da quantidade e da qualidade dos dados. Devido aos desafios de desenvolver produtos de
ML, muitas empresas, sejam grandes ou pequenas, encontram dificuldades e até falham durante o desenvolvimento de produtos de AM. Este artigo apresenta uma investigação e discussão sobre o processo, desafios e particularidades para desenvolver um produto de AM, a partir de uma perspectiva acadêmica e de mercado. Apresentamos uma Revisão da Literatura Multivocal (MLR) e, usando a Teoria Fundamentada nos Dados (GT), criamos uma estrutura conceitual correlacionando os conceitos, práticas e ferramentas usadas durante o ciclo de vida do produto de AM. Em seguida, discutimos os resultados com base em nossas perguntas de pesquisa e apresentamos métodos e práticas relacionados à definição do problema e design da solução, gerenciamento de produto, dados e pipeline de modelo e entrega do produto. Também exploramos os desafios e vantagens de construir esse tipo de produto. |
Abstract: | Machine Learning (ML) is a computation subfield that evolved from a pattern recognition study and computational learning theory. ML is more used to improve usability, reduce mechanical work automating tasks, and solve complicated human problems. In addition to requiring a multidisciplinary team and not having defined practices and studies, ML is still utterly dependent on the quantity and quality of the data. Due to the challenges of developing ML products, many companies, whether large or small, encounter difficulties and even fail during ML products’ development. This paper presents an investigation and discussion about the process, challenges, and particularities to develop an ML product, based on an academic and market perspective. We report a Multivocal Literature Review (MLR) and, using Grounded Theory (GT), to create a conceptual framework correlating the concepts, practices, and tools used during the ML product life cycle. Then, we discuss the results based on our research questions and present methods and practices related to the problem definition and solution design, product management, data and model pipeline, and product delivery. We also explore the
challenges and advantages of constructing this kind of product. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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