Título: | Revisão sistemática da literatura sobre o uso de frameworks na construção de uma gamificação na educação |
Autor(es): | Pereira, Weiller Fernandes |
Orientador(es): | Freitas, Sérgio Antônio Andrade de |
Assunto: | Educação Framework Gamificação Jogos educativos |
Data de apresentação: | 11-Nov-2021 |
Data de publicação: | 12-Mai-2022 |
Referência: | PEREIRA, Weiller Fernandes. Revisão sistemática da literatura sobre o uso de frameworks na construção de uma gamificação na educação. 2021. 127 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A aplicação de processos gamificados na área de educação tem se tornado uma prática cada vez mais comum ao longo das últimas décadas. Cada projeto apresenta características únicas, fazendo uso de técnicas distintas e sendo aplicado em diversas modalidades e níveis de ensino. Contudo, criar uma gamificação não se trata apenas de inserir elementos de jogos em uma determinada atividade. Existem ferramentas que são concebidas com o intuito de auxiliar nesse processo de criação, fornecendo um passo a passo que contém métodos e mecânicas que devem ser seguidos por quem deseja desenvolver um projeto gamificado. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura, que busca encontrar essas ferramentas, chamadas de
frameworks ou modelos de gamificação, e combinar os dados encontrados com outros critérios extraídos como os países e o nível de ensino que esses frameworks são usados. Esta revisão foi dividida em três etapas: planejamento, execução e sumarização. No planejamento foram definidos a questão de pesquisa, a string de
busca, os critérios de aceitação e as informações a serem extraídas. Na execução a revisão é feita, com a seleção dos estudos primários e a extração dos dados. Na sumarização os resultados são gerados através de gráficos. Ao final uma avaliação foi feita, considerando os resultados obtidos sobre o uso de frameworks de
gamificação em conjunto com outros critérios de extração usados na revisão. |
Abstract: | The application of gamified processes in the educational area has become an increasingly common practice over the last few decades. Each project has unique characteristics, making use of different techniques and being applied in different modalities and levels of education. However, creating a gamification is not just about
inserting game elements into a particular activity. There are tools that are designed to assist in this creation process, providing a step-by-step guide that contains methods and mechanics that should be followed by anyone who wants to develop a gamified project. This work presents a systematic literature review, which seeks to find these tools, called gamification frameworks or models, and combine the data found with other extracted criteria such as countries and educational level that these frameworks are used. This review was divided into three stages: planning, execution and summarization. In the planning, the research question, the search string, the acceptance criteria and the information to be extracted were defined. In the execution, the review is carried out, with the selection of primary studies and data extraction. In summarization the results are generated through graphics. At the end, an evaluation was made, considering the results obtained on the use of gamification frameworks together with other extraction criteria used in the review. |
Informações adicionais: | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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