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dc.contributor.advisorFreitas, Sérgio Antônio Andrade de-
dc.contributor.authorPereira, Weiller Fernandes-
dc.identifier.citationPEREIRA, Weiller Fernandes. Revisão sistemática da literatura sobre o uso de frameworks na construção de uma gamificação na educação. 2021. 127 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA aplicação de processos gamificados na área de educação tem se tornado uma prática cada vez mais comum ao longo das últimas décadas. Cada projeto apresenta características únicas, fazendo uso de técnicas distintas e sendo aplicado em diversas modalidades e níveis de ensino. Contudo, criar uma gamificação não se trata apenas de inserir elementos de jogos em uma determinada atividade. Existem ferramentas que são concebidas com o intuito de auxiliar nesse processo de criação, fornecendo um passo a passo que contém métodos e mecânicas que devem ser seguidos por quem deseja desenvolver um projeto gamificado. Este trabalho apresenta uma revisão sistemática da literatura, que busca encontrar essas ferramentas, chamadas de frameworks ou modelos de gamificação, e combinar os dados encontrados com outros critérios extraídos como os países e o nível de ensino que esses frameworks são usados. Esta revisão foi dividida em três etapas: planejamento, execução e sumarização. No planejamento foram definidos a questão de pesquisa, a string de busca, os critérios de aceitação e as informações a serem extraídas. Na execução a revisão é feita, com a seleção dos estudos primários e a extração dos dados. Na sumarização os resultados são gerados através de gráficos. Ao final uma avaliação foi feita, considerando os resultados obtidos sobre o uso de frameworks de gamificação em conjunto com outros critérios de extração usados na revisão.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordFrameworkpt_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.subject.keywordJogos educativospt_BR
dc.titleRevisão sistemática da literatura sobre o uso de frameworks na construção de uma gamificação na educaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-12T20:54:55Z-
dc.date.available2022-05-12T20:54:55Z-
dc.date.submitted2021-11-11-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30628-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The application of gamified processes in the educational area has become an increasingly common practice over the last few decades. Each project has unique characteristics, making use of different techniques and being applied in different modalities and levels of education. However, creating a gamification is not just about inserting game elements into a particular activity. There are tools that are designed to assist in this creation process, providing a step-by-step guide that contains methods and mechanics that should be followed by anyone who wants to develop a gamified project. This work presents a systematic literature review, which seeks to find these tools, called gamification frameworks or models, and combine the data found with other extracted criteria such as countries and educational level that these frameworks are used. This review was divided into three stages: planning, execution and summarization. In the planning, the research question, the search string, the acceptance criteria and the information to be extracted were defined. In the execution, the review is carried out, with the selection of primary studies and data extraction. In summarization the results are generated through graphics. At the end, an evaluation was made, considering the results obtained on the use of gamification frameworks together with other extraction criteria used in the review.pt_BR
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