Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Barbosa, Adriana de Fátima | - |
dc.contributor.author | Avelar, Maria Luiza Ferreira de Souza | - |
dc.identifier.citation | AVELAR, Maria Luiza Ferreira de Souza. A prosa de ficção como compreensão das contradições sociais: Rubem Fonseca e Cristiane Sobral entre a estética do fascínio pela violência e a valorização da literatura como agente social. 2021. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A literatura contemporânea está inserida em um mundo globalizado com muitas urgências de mudanças. O objetivo central do trabalho é analisar como a prosa de ficção contemporânea pode se estabelecer de formas diferentes diante das contradições sociais que existem no Brasil. Propõe-se, assim, apresentar reflexões sobre duas obras literárias contemporâneas, de autores completamente diferentes, e analisa-las quanto às diferenças estéticas na abordagem dos mesmos temas sociais. As narrativas de Rubem Fonseca e Cristiane Sobral foram exploradas do ponto de vista da forma e do conteúdo literário e analisadas levando em consideração três temas centrais que estão presentes em ambas: o corpo, a voz e as desigualdades sociais. Os dois trabalhos literários se diferem principalmente na maneira como abordam os temas, sendo que o de Cristiane Sobral faz uso da escrevivência para propor mudanças político sociais que tentem resolver os problemas de contradição de gênero, raça e classe e o de Rubem Fonseca propõe que a sociedade está designada a não se modificar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Literatura brasileira - crítica, interpretação, etc | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prosa (Literatura) | pt_BR |
dc.title | A prosa de ficção como compreensão das contradições sociais : Rubem Fonseca e Cristiane Sobral entre a estética do fascínio pela violência e a valorização da literatura como agente social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-12T12:55:46Z | - |
dc.date.available | 2022-05-12T12:55:46Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30615 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Contemporary literature is inserted in a globalized world with many urgencies for change. The central objective of this work is to analyze how contemporary prose fiction can establish itself in different ways in the face of the social contradictions that exist in Brazil. It is proposed, therefore, to present reflections on two contemporary literary works, by completely different authors, and analyze them as to the aesthetic differences in approaching the same social themes. The narratives by Rubem Fonseca and Cristiane Sobral were explored from the point of view of form and literary content and analyzed taking into consideration three central themes that are present in both: the body, the voice, and social inequalities. The two literary works differ mainly in the way they approach the themes, with Cristiane Sobral’s making use of “escrevivência” to propose social political changes that try to solve the problems of gender, race and class contradictions, and Rubem Fonseca’s proposing that society is designed not to change. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
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