Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Biato, Emília Carvalho Leitão | - |
dc.contributor.author | Lopes, Caroline Machado | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Caroline Machado. Traduções do conceito de saúde nos processos educativos em odontopediatria: uma revisão narrativa. 2021. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Odontologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Odontologia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Podemos encontrar, na literatura da área e nas práticas de atenção, não só uma, mas várias perspectivas do conceito de saúde e doença. Esta pesquisa tem como objetivo identificar as diferentes traduções do conceito de saúde e doença, pelo olhar das crianças e os processos educativos envolvidos. A forma de busca do material foi nas bases de dados PUBMED e SciELO. As palavras chave utilizadas foram: “Educação em saúde’’,“conceito de saúde e doença”, “criança”, “comunicação em saúde”, “processos tradutórios em saúde.” Existem variáveis envolvidas que influenciam de maneira direta quando se conceitua os processos de saúde e doença, logo, existem várias traduções. O processo de tradução, entendido como criação e não como simples transposição, possibilita dizer sobre o conteúdo de forma pessoal, refletindo a individualidade de cada um, criando uma nova obra, a partir do texto original. Destacando os principais resultados, as respostas que foram mais recorrentes para as crianças em relação adefiniçãodessestermos,foramrelacionadasaboaalimentação,práticade exercícios físicos, contágio, decorrente ao contato com pessoas doentes e interação como meio ambiente. A identificação da perspectiva do paciente, em especial o pediátrico, sobre o conceito dos processos de saúde e doença, pode gerar programas de promoção de saúde mais efetivos ao público alvo, atendimento individualizado, autocuidado e ampliação da qualidade da comunicação em saúde. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.title | Traduções do conceito de saúde nos processos educativos em odontopediatria : uma revisão narrativa | pt_BR |
dc.title.alternative | Translations of the concept of health and educational processes in pediatricdentistry : a narrative review | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-09T15:23:26Z | - |
dc.date.available | 2022-05-09T15:23:26Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30605 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Odontologia
|