Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30591
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DaniloPereiraMendesDeQueiroz_tcc.pdf1,73 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPoliti, José Roberto dos Santos-
dc.contributor.authorQueiroz, Danilo Pereira Mendes de-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Danilo Pereira Mendes de. Análise da contextualização nos livros didáticos de Química do PNLD 2018 referente ao tema equilíbrio químico. 2021. 86 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO Equilíbrio Químico é um conteúdo muito importante para a formação dos estudantes do Ensino Médio, no entanto, geralmente os alunos têm muita dificuldade em aprender. A creditamos que com o uso da contextualização e de exemplos do cotidiano do aluno é possível mudar essa realidade. Mas antes disso, é necessário discutir o surgimento e o significado desses dois termos que muitas vezes são usados erroneamente como sinônimos pelos profissionais da educação. Este trabalho tem o objetivo de analisar de forma crítica o uso da contextualização no ensino de Equilíbrio Químico em três das seis obras aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático 2018. Sendo assim, foram analisadas 3 das 6 obras aprovadas e verificou-se diferentes temáticas, que no geral envolvem o Equilíbrio Químico presente nos oceanos e o seu impacto na vida marinha. Espera-se que este trabalho contribua para aprimorar o ensino do Equilíbrio Químico e funcione como material de apoio na escolha de um livro didático.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordQuímica - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordPrograma Nacional do Livro Didático (PNLD)pt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.titleAnálise da contextualização nos livros didáticos de Química do PNLD 2018 referente ao tema equilíbrio químicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-05-05T13:32:08Z-
dc.date.available2022-05-05T13:32:08Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30591-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.