Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30582
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GiorgianeDosSantosPereira_tcc.pdf1,24 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise sobre o que professores da educação básica falam sobre a produção de energia eólica
Autor(es): Pereira, Giorgiane dos Santos
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Energia - fontes alternativas
Professores
Energia eólica
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 4-Mai-2022
Referência: PEREIRA, Giorgiane dos Santos. Análise sobre o que professores da educação básica falam sobre a produção de energia eólica. 2020. 38 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A escola tem o papel fundamental de intermediar o processo de aprendizagem do conhecimento científico para a sociedade. De forma idealizada, a escola necessita ser um espaço democrático que possibilite uma discussão ampla de ideias para o entendimento dos fenômenos, desde os mais simples observados no dia a dia até os mais complexos. Pensando nisso, o presente trabalho teve como objetivo investigar se os professores utilizam questões referentes ao tema energia eólica em suas aulas, identificar conteúdos de materiais de divulgação científica em revistas e vídeos sobre a energia eólica, pressupondo que são possíveis fontes de informação para professores e entender melhor as percepções dos professores acerca dos impactos socioambientais trazidos pela implantação dos parques eólicos na região do Nordeste. Para isso, analisamos os materiais encontrados na internet e verificamos que a maior parte deles não apresenta o tema energia eólica de forma reflexiva e apontando impactos, mas trazem como uma fonte potencial de energia renovável. Entramos em contato com alguns professores da região por meio das redes sociais Instagram, WhatsAppe, Email. Foi enviado um questionário para os professores e as respostas foram analisadas. Das análises, foi perceptível uma falta de professores com formação adequada que acarreta em dificuldades no desenvolvimento de propostas de ensino mais alinhadas a perspectivas que questionam a própria realidade. A percepção dos professores sobre os impactos socioambientais foi a mesma que encontramos nos materiais analisados, percepções ingênuas sobre as reais consequências e impactos. Um dos professores, formado em biologia, citou impactos referentes às aves e animais locais. Fica evidente pouca informação sobre a colocação dos parques eólicos e para onde vai a energia gerada no local, alguns aspectos econômicos também são desconhecidos. A maioria dos professores não segue uma diretriz comum, os três professores abordaram o tema em séries distintas. A região de instalação do parque é uma região que tem como economia local o agronegócio, então a retirada de terras para a instalação levou certos incômodos para a comunidade local. Com todos os resultados obtidos, avaliamos ser relevante a inserção nos processos de formação de professores, discussões sobre visões da ciência e da tecnologia e as relações com a Sociedade em perspectivas transformadoras.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.