Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3058
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IvanyAraujoNunesMarques.pdf899,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Reciclagem de óleo residual de fritura nas indústrias alimentícias : um estudo de caso
Autor(es): Nunes, Ivany Araújo
Orientador(es): Fries, Douglas Schneider de
Assunto: Resíduos
Impacto ambiental
Desenvolvimento sustentável
Óleos e gorduras alimentícias
Responsabilidade ambiental
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 8-Mar-2012
Referência: NUNES, Ivany Araújo. Reciclagem de óleo residual de fritura nas indústrias alimentícias: um estudo de caso. 2011. 72 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2011.
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso numa pequena empresa do segmento gastronômico localizada em Araguaína – TO, observando-se o processo de reciclagem do óleo residual de fritura, ressaltando a importância de não despejá-lo na natureza. Esclarece também os danos ambientais causados pelo descarte inadequado do óleo e apresenta alternativas para evitá-los. Este estudo oferece reflexões importantes e também contribuições teóricas que pretendem servir de orientação e recomendação para o segmento da indústria alimentícia (restaurantes, lanchonetes, churrascarias, pizzarias, e mesmo residências). Esperou-se evidenciar a problemática dos temas sustentabilidade, responsabilidade socioambiental, coleta e reciclagem além de sugerir práticas que evitem ou minimizem os danos ambientais oriundos do despejo inadequado do óleo vegetal; além de esclarecer e demonstrar o mecanismo de reciclagem de óleo comestível em uma empresa de pequeno porte localizada em Araguaína – TO. A metodologia de pesquisa fez uso da observação direta dos procedimentos e condutas dos pesquisados, bem como de entrevistas e questionários direcionados a todos os funcionários da organização. A pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, utilizou dados primários – dados que estão em posse dos pesquisados – entrevistas semi-estruturadas, seguindo um roteiro previamente estipulado e questionários com perguntas fechadas – o pesquisado escolhe uma resposta entre as alternativas. Através dos depoimentos dos pesquisados foi possível constatar grande preocupação em dar destinação adequada ao resíduo oleoso e ciência dos prejuízos que o óleo residual pode provocar ao meio ambiente. Esta pesquisa não encerra o assunto, que poderá receber nova abordagem, contribuindo para um maior aprofundamento do tema.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons