Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3057
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_AnnaJuliaPortz.pdf469,7 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da presença de resíduos de antibióticos e da qualidade microbiológica em leites cru e beneficiado no Distrito Federal
Autor(es): Portz, Anna Júlia
Orientador(es): Barros, Márcia de Aguiar Ferreira
Assunto: Leite - qualidade
Leite - produção
Segurança alimentar
Data de apresentação: 15-Dez-2011
Data de publicação: 8-Mar-2012
Referência: PORTZ, Anna Júlia. Avaliação da presença de resíduos de antibióticos e da qualidade microbiológica em leites cru e beneficiado no Distrito Federal. 2011. 37 f. Monografia (Bacharelado em Medicina Veterinária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A inocuidade alimentar é de fundamental importância em uma sociedade civilizada que busca o aumento da perspectiva de vida através, principalmente, da medicina preventiva. A ausência de resíduos de medicamentos veterinários em alimentos é um dos quesitos de garantia da segurança alimentar, pois evita a ocorrência de doenças no homem, como também dá garantias de respeito às boas práticas ao longo da cadeia agroalimentar; além disso, no caso do leite, é importante para evitar prejuízos à indústria de produção de derivados, pois a presença dessas substâncias afeta a qualidade do leite como matéria-prima. Este trabalho realiza um estudo da presença de resíduos de antibióticos em leites cru e processado produzidos e comercializados no Distrito Federal, por meio da análise de 30 amostras com a utilização de Kit`s SNAPduo* Beta-tetra. Os resultados obtidos nas análises das amostras demonstraram ausência resíduos de tetraciclinas e β-lactâmicos, em níveis superiores aos LMR`s definidos pelo fabricante, indicando que até o momento da realização dessa pesquisa, o leite produzido e comercializado no Distrito Federal não representa perigo químico em relação à presença dessas substâncias.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
Aparece na Coleção:Medicina Veterinária



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons