Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30564
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AnaCarolinaAlvesDeSouza_tcc.pdf2,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Classificação de leituras de hidrômetros para predição de vazamentos residenciais de água
Autor(es): Souza, Ana Carolina Alves de
Orientador(es): Álvares, Alberto José
Assunto: Aprendizado de máquina
Internet das coisas
Água - consumo
Água - desperdício
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 3-Mai-2022
Referência: SOUZA, Ana Carolina Alves de. Classificação de leituras de hidrômetros para predição de vazamentos residenciais de água. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O monitoramento constante do consumo residencial de água é um processo inevitável para a otimização da distribuição de recursos hídricos e redução de perdas físicas de água por vazamentos. A automação da leitura de hidrômetros já está presente no Brasil por meio de medidores inteligentes e aplicativos para autoleitura. Portanto, necessita-se de um método para processar os dados de consumo de água disponibilizados pela internet dos hidrômetros e auxiliar na detecção de vazamentos e na tomada de decisões pelas empresas de distribuição de água. Este trabalho apresenta uma metodologia para criação de modelos de análise preditiva de vazamentos residenciais de água através da extração de atributos de leituras de hidrômetros e aplicação de técnicas de aprendizado de máquina. Os modelos de classificação de vazamentos foram desenvolvidos a partir de leituras de consumo de água simuladas e vazamentos de água simulados com base nos dados de consumo de água do Distrito Federal (DF) e apresentaram métricas de precisão entre 0,833 e1,00 de acordo com a vazão do vazamento de água perante a média de consumo da residência. Após o desenvolvimento dos modelos, foi implementado um protótipo de sistema de software com arquitetura baseada em eventos para processamento em tempo real de dados disponibilizados pela internet dos hidrômetros no DF. O sistema implementa um ouvinte conectado a um banco dedados em nuvem (GoogleFirebase) que recebe leituras de hidrômetros de uma aplicação móvel de autoleitura e as envia para a análise preditiva de vazamentos. A arquitetura publisher/subscriber da plataforma Apache Kafkafoi utilizada para distribuir os dados das leituras entre as unidades processadoras. O sistema retorna como resultado o risco de vazamento de água, estimado através da classificação das leituras pelo modelo de predição de vazamentos.
Abstract: Domestic water consumption monitoring is inevitable for optimizing the water distribution andreducing water losses caused by leaks. The automation of hydrometers reading is already presentin Brazil through of smart meters or self-reading applications. Therefore, a method is requiredto process the water consumption data generated by the internet of hydrometers, assist the de-tection of leaks and decision-making by the water supply companies. This project presents amethodology for creating predictive analysis models of domestic water leaks through the featu-res extraction of consumption readings and machine learning techniques. The leak classificationmodels were developed from consumption readings simulated and water leaks simulated based onwater consumption data from the Distrito Federal (DF) and presented precision metrics between0.833 and 1.00 according to the flow of water leakage. After the development of the models, aprototype of software system with event-based architecture was implemented for real-time proces-sing of data generated by the internet of hydrometers in DF. The system implements a listenerconnected to a cloud database (Google Firebase) that receives hydrometers readings from a mo-bile self-reading application and sends them to leak predictive analysis. The publisher/subscriberarchitecture of the Apache Kafka platform was used to distribute the data between processingunits. The system returns as a result the risk of water leakage, estimated by the classification ofhydrometers readings in the leak prediction model.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.