Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30560
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielRevesVasquesTonussi_tcc.pdf2,32 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Identificação de sistema (ECG x respiração) para detecção de batimentos ectópicos de maneira automática usando rede neural em um SoC
Autor(es): Tonussi, Gabriel Reves Vasques
Orientador(es): Llanos Quintero, Carlos Humberto
Assunto: Redes neurais (Computação)
Sistemas embarcados (Computadores)
Processamento eletrônico de dados
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 2-Mai-2022
Referência: TONUSSI, Gabriel Reves Vasques. Identificação de sistema (ECG x respiração) para detecção de batimentos ectópicos de maneira automática usando rede neural em um SoC. 2020. 59 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia Mecatrônica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Este trabalho de graduação tem como objetivo a criação de redes neurais que possam ser treinadas e parametrizadas em FPGAs. Como base, está sendo utilizada uma ferramenta [1] desenvolvida e em vários trabalhos do LEIA (Laboratory of Embedded Systems and Integrated Circuits Applications) para a geração de redes RBF em VHDL que utiliza treinamento offline e que resulta em uma arquitetura em VHDL com parâmetros fixos. Esse trabalho evolui essa arquitetura para criar uma solução completa em hardware e software de uma rede neural RBF auto-treinada com parâmetros variáveis e comunicação com um computador em pipeline. Neste trabalho foi desenvolvido um sistema embarcado responsável por identificar processos de característica caixa-preta, ou seja, processos que não podem ser representados por equações matemáticas determinísticas. A solução foi testada e validada inicialmente em um sistema benchmark Wiener-Hammerstein e, posteriormente aplicada a um problema de detecção de batimentos ectópicos através da identificação do sistema biomédico: Respiração (entrada) x Batimento cardíaco (saída).
Abstract: One of the embedded system projects developed by LEIA (Laboratory of Embedded Systemsand Integrated Circuits Applications) [1], was a MATLAB tool capable of creating a RBF neuralnetwork in VHDL with fixed parameters and fixed inputs. In this graduation project, this tool wasused to create a complete architecture in hardware and software of a self-trained neural networkwith variable parameters and communication with a computer in pipeline. In this work, an embed-ded system was developed responsible for identifying black-box processes, that is, processes thatcant be represented by deterministic math equations. The chosen application for the project wasectopic heartbeat detection thought identification of the bio-medic system: Respiration (input)and Heartbeat (output).
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Mecatrônica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.