Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/30545
Título: | Avaliação da percepção de fatores e erros humanos no canal de inspeção de aeroportos por escala likert aprimorada por lógica difusa |
Autor(es): | Lobo, Rômulo Chedieck |
Orientador(es): | Arruda, Fabiana Serra de |
Assunto: | Lógica difusa Escala Likert |
Data de apresentação: | 18-Dez-2020 |
Data de publicação: | 29-Abr-2022 |
Referência: | LOBO, Rômulo Chedieck. Avaliação da percepção de fatores e erros humanos no canal de inspeção de aeroportos por escala likert aprimorada por lógica difusa. 2020. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | É objeto de discussão se a Escala Likert é intervalar ou ordinal, pois não é claro se ela possui tamanhos de intervalo equivalentes. Sendo assim, não seria adequado associar às respostas de questionários em Escala Likert valores exatos e fazer análises estatísticas com eles. Para contornar isso, Vonglao (2017) realizou um estudo para melhorar a medição de variáveis latentes por Escala Likert utilizando o Sistema de Inferência Fuzzy de Mamdani e ao final obteve resultados mais adequados ao compará-los com a Escala Likert tradicional. Não é raro observar questionários em Escala Likert sendo administrados em estudos acadêmicos para ao final ter suas respostas associadas a valores exatos. Particularmente na área de Transportes da Engenharia Civil constata-se um uso de questionários com este tipo de escala para obter dados de indivíduos. Dentro da área de Transportes, no setor deSecurity, Arcúrio (2014) elaborou um questionário em Escala Likert com 60 questões para identificar a percepção da incidência de fatores e erros humanos nos canais de inspeção de 18 aeroportos brasileiros. Para isso, 602 agentes de segurança da aviação civil foram consultados e responderama o questionário. Com os dados obtidos, a autora fez levantamentos estatísticos e concebeu alistados 10 fatores e erros humanos mais frequentes nos canais de inspeção de acordo com a opinião dos agentes. A proposta deste trabalho é aplicar o método de Vonglao (2017) para melhoramento de dados de questionários em Escala Likert de cinco níveis ao questionário de Arcúrio (2014) para encontrar os 10 fatores e erros humanos mais frequentes nos canais de inspeção e comparar os resultados. Foram feitas 3 análises com os dados obtidos por meio da Lógica Difusa e a lista de fatores e erros encontrados diferiu dos de Arcúrio (2014), sendo que nas análises deste estudo os erros humanos foram mais frequentes que os fatores humanos, ao contrário do resultado obtido pela autora. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.