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dc.contributor.advisorArruda, Fabiana Serra de-
dc.contributor.authorLobo, Rômulo Chedieck-
dc.identifier.citationLOBO, Rômulo Chedieck. Avaliação da percepção de fatores e erros humanos no canal de inspeção de aeroportos por escala likert aprimorada por lógica difusa. 2020. 85 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.pt_BR
dc.description.abstractÉ objeto de discussão se a Escala Likert é intervalar ou ordinal, pois não é claro se ela possui tamanhos de intervalo equivalentes. Sendo assim, não seria adequado associar às respostas de questionários em Escala Likert valores exatos e fazer análises estatísticas com eles. Para contornar isso, Vonglao (2017) realizou um estudo para melhorar a medição de variáveis latentes por Escala Likert utilizando o Sistema de Inferência​ Fuzzy de Mamdani e ao final obteve resultados mais adequados ao compará-los com a Escala Likert tradicional. Não é raro observar questionários em Escala Likert sendo administrados em estudos acadêmicos para ao final ter suas respostas associadas a valores exatos. Particularmente na área de Transportes da Engenharia Civil constata-se um uso de questionários com este tipo de escala para obter dados de indivíduos. Dentro da área de Transportes, no setor de​Security​, Arcúrio (2014) elaborou um questionário em Escala Likert com 60 questões para identificar a percepção da incidência de fatores e erros humanos nos canais de inspeção de 18 aeroportos brasileiros. Para isso, 602 agentes de segurança da aviação civil foram consultados e responderama o questionário. Com os dados obtidos, a autora fez levantamentos estatísticos e concebeu alistados 10 fatores e erros humanos mais frequentes nos canais de inspeção de acordo com a opinião dos agentes. A proposta deste trabalho é aplicar o método de Vonglao (2017) para melhoramento de dados de questionários em Escala Likert de cinco níveis ao questionário de Arcúrio (2014) para encontrar os 10 fatores e erros humanos mais frequentes nos canais de inspeção e comparar os resultados. Foram feitas 3 análises com os dados obtidos por meio da Lógica Difusa e a lista de fatores e erros encontrados diferiu dos de Arcúrio (2014), sendo que nas análises deste estudo os erros humanos foram mais frequentes que os fatores humanos, ao contrário do resultado obtido pela autora.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLógica difusapt_BR
dc.subject.keywordEscala Likertpt_BR
dc.titleAvaliação da percepção de fatores e erros humanos no canal de inspeção de aeroportos por escala likert aprimorada por lógica difusapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T14:22:45Z-
dc.date.available2022-04-29T14:22:45Z-
dc.date.submitted2020-12-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30545-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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