Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30543
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_NataliaRochaVinhal_tcc.pdf1,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do impacto da adoção do teletrabalho no comportamento de viagem dos indivíduos em tempos de pandemia da Covid-19 no Distrito Federal e entorno
Autor(es): Vinhal, Natália Rocha
Orientador(es): Arruda, Fabiana Serra de
Assunto: Teletrabalho
Covid-19
Pandemia
Data de apresentação: 15-Dez-2020
Data de publicação: 29-Abr-2022
Referência: VINHAL, Natália Rocha. Análise do impacto da adoção do teletrabalho no comportamento de viagem dos indivíduos em tempos de pandemia da Covid-19 no Distrito Federal e entorno. 2020. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Um dos elementos mais relevantes para a formação da agenda de atividades de um indivíduo devido ao seu alto valor agregado é o trabalho. Dado a importância desse conteúdo e o cenário de alterações que o envolvem, com modelos de trabalho mais flexíveis ganhando força e sendo acelerados e potencializados, em 2020, com o advento da pandemia da COVID-19, este projeto visa identificar o impacto de um desses modelos de trabalho flexível, o teletrabalho, no comportamento de viagem dos indivíduos, com foco nos habitantes do Distrito Federal e Entorno. Para fundamentar essa pesquisa, foi realizada uma revisão da literatura com o objetivo de compreender quais são os fatores com maior impacto na adoção do teletrabalho e na sua relação com o comportamento de viagens. Em seguida, tendo como base essa revisão, foi desenvolvido um instrumento de coleta de dados para permitir a análise dessas informações. Os resultados encontrados pela aplicação deste questionário foram diretamente influenciados pela pandemia da COVID-19. Entretanto devido ao aumento da adoção dessa modalidade de trabalho como medida de saúde e segurança pública, ainda foi possível identificar a influência da flexibilidade no comportamento de viagens pela diminuição de do número de viagens; percepção do aumento do número de atividades não relacionadas ao trabalho; e uma tendência individual para a adoção dele, no pós-pandemia, caso esse seja instituído pelas empresas. Por esse limitador da pandemia, com base na análise de dados e no primeiro instrumento elaborado, foi construída uma segunda proposta de instrumento para aplicações futuras em um formato longitudinal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.