Título: | Modificações em aspectos cognitivos em pacientes com doença de Parkinson após treinamento com Nintendo WII® |
Autor(es): | Faria, Ana Clara Silva |
Orientador(es): | Mendes, Felipe Augusto dos Santos |
Assunto: | Parkinson, Doença de Jogos eletrônicos Vídeo games Desenvolvimento cognitivo Realidade virtual |
Data de apresentação: | 4-Set-2020 |
Data de publicação: | 29-Abr-2022 |
Referência: | FARIA, Ana Clara Silva. Modificações em aspectos cognitivos em pacientes com doença de Parkinson após treinamento com Nintendo WII®. 2020. 53 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A Doença de Parkinson (DP) pode acarretar, ainda em sua fase inicial,
déficits em funções cognitivas, sobretudo naquelas relacionadas à atenção, às
funções executivas e à memória operacional dos pacientes, comprometendo seu
desempenho em atividades de vida diária. Videogames comerciais, como o Nintendo
Wii®, podem representar uma ferramenta terapêutica interativa e de baixo custo
para minimizar o comprometimento cognitivo causado pela DP. Objetivo: investigar
modificações no desempenho cognitivo de pessoas com DP após um programa de
intervenção com o Nintendo Wii®. Método: Este estudo é um ensaio clínico quase
experimental e cego, com dois grupos de 20 membros com DP cada: (a) Grupo
Nintendo Wii (GWii) e (b) Grupo Controle (GC). Foram utilizados os testes de
Fluência Semântica, Subteste dos Dígitos e Stroop Color Test. Os participantes do
GWii realizaram 10 sessões com quatro jogos do Pacote Wii Fit Plus® do dispositivo
Nintendo Wii®, enquanto os participantes do grupo de controle não receberam
nenhuma intervenção. Utilizou-se ANOVA de medidas repetidas e teste post hoc de
Tukey para análise dos desfechos. Resultados: Apenas o GWii apresentou melhora
significativa no Subteste dos Dígitos, mantida após 30 dias, o que pode indicar
melhora na memória operacional e na atenção dos pacientes. Nos demais testes
não houve alterações em nenhum dos grupos. Conclusão: A intervenção de 10
sessões usando quatro jogos do pacote Wii Fit Plus® foi efetiva em melhorar
capacidades cognitivas como atenção sustentada e memória operacional. |
Abstract: | Parkinson's disease (PD) may lead, even in its initial phase, to deficits
in cognitive functions, especially those related to patients' attention, executive
functions and working memory, negatively affecting their performance of daily
activities. Commercial video games, such as the Nintendo Wii® and its exergames,
can present themselves as an interactive and low-cost therapeutic tool to minimize
the cognitive impairment of PD. Objective: to investigate changes in the cognitive
performance of people with Parkinson's disease after an intervention program that
used the Nintendo Wii®. Method: This study is a quasi-experimental and blind
clinical trial, which used 40 patients with PD divided equally into two groups of 20
members: (a) Nintendo Wii Group (GWii) and (b) Control Group (CG). Both groups
were evaluated in the Semantic Fluency, Digit Subtest and Stroop Color Test tests.
GWii participants held 10 sessions with four games from the Wii Fit Plus® package
on the Nintendo Wii® device, while participants in the control group received no
intervention. Repeated measurements ANOVA and Tukey's post hoc test were used
to analyze the outcomes. Results: Only the GWii showed a significant improvement
in the Digit Subtest, maintained after 30 days, which may indicate improvement in the
working memory and attention of the patients. In the other tests, there were no
changes in any of the groups. The control group showed no changes in any
measure. Conclusion: The 10-session intervention using four games from the Wii Fit
Plus® package was effective in improving cognitive abilities such as sustained
attention and working memory. The proposed training, however, was not effective in
improving other cognitive abilities. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020. |
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