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dc.contributor.advisorMendes, Felipe Augusto dos Santos-
dc.contributor.authorFaria, Ana Clara Silva-
dc.identifier.citationFARIA, Ana Clara Silva. Modificações em aspectos cognitivos em pacientes com doença de Parkinson após treinamento com Nintendo WII®. 2020. 53 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA Doença de Parkinson (DP) pode acarretar, ainda em sua fase inicial, déficits em funções cognitivas, sobretudo naquelas relacionadas à atenção, às funções executivas e à memória operacional dos pacientes, comprometendo seu desempenho em atividades de vida diária. Videogames comerciais, como o Nintendo Wii®, podem representar uma ferramenta terapêutica interativa e de baixo custo para minimizar o comprometimento cognitivo causado pela DP. Objetivo: investigar modificações no desempenho cognitivo de pessoas com DP após um programa de intervenção com o Nintendo Wii®. Método: Este estudo é um ensaio clínico quase experimental e cego, com dois grupos de 20 membros com DP cada: (a) Grupo Nintendo Wii (GWii) e (b) Grupo Controle (GC). Foram utilizados os testes de Fluência Semântica, Subteste dos Dígitos e Stroop Color Test. Os participantes do GWii realizaram 10 sessões com quatro jogos do Pacote Wii Fit Plus® do dispositivo Nintendo Wii®, enquanto os participantes do grupo de controle não receberam nenhuma intervenção. Utilizou-se ANOVA de medidas repetidas e teste post hoc de Tukey para análise dos desfechos. Resultados: Apenas o GWii apresentou melhora significativa no Subteste dos Dígitos, mantida após 30 dias, o que pode indicar melhora na memória operacional e na atenção dos pacientes. Nos demais testes não houve alterações em nenhum dos grupos. Conclusão: A intervenção de 10 sessões usando quatro jogos do pacote Wii Fit Plus® foi efetiva em melhorar capacidades cognitivas como atenção sustentada e memória operacional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordParkinson, Doença dept_BR
dc.subject.keywordJogos eletrônicospt_BR
dc.subject.keywordVídeo gamespt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento cognitivopt_BR
dc.subject.keywordRealidade virtualpt_BR
dc.titleModificações em aspectos cognitivos em pacientes com doença de Parkinson após treinamento com Nintendo WII®pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-29T11:57:18Z-
dc.date.available2022-04-29T11:57:18Z-
dc.date.submitted2020-09-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30540-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Parkinson's disease (PD) may lead, even in its initial phase, to deficits in cognitive functions, especially those related to patients' attention, executive functions and working memory, negatively affecting their performance of daily activities. Commercial video games, such as the Nintendo Wii® and its exergames, can present themselves as an interactive and low-cost therapeutic tool to minimize the cognitive impairment of PD. Objective: to investigate changes in the cognitive performance of people with Parkinson's disease after an intervention program that used the Nintendo Wii®. Method: This study is a quasi-experimental and blind clinical trial, which used 40 patients with PD divided equally into two groups of 20 members: (a) Nintendo Wii Group (GWii) and (b) Control Group (CG). Both groups were evaluated in the Semantic Fluency, Digit Subtest and Stroop Color Test tests. GWii participants held 10 sessions with four games from the Wii Fit Plus® package on the Nintendo Wii® device, while participants in the control group received no intervention. Repeated measurements ANOVA and Tukey's post hoc test were used to analyze the outcomes. Results: Only the GWii showed a significant improvement in the Digit Subtest, maintained after 30 days, which may indicate improvement in the working memory and attention of the patients. In the other tests, there were no changes in any of the groups. The control group showed no changes in any measure. Conclusion: The 10-session intervention using four games from the Wii Fit Plus® package was effective in improving cognitive abilities such as sustained attention and working memory. The proposed training, however, was not effective in improving other cognitive abilities.pt_BR
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