Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30539
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LorennaMonteiroDeFreitas_tcc.pdf2,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação quanto a eficiência de barreiras rígidas na mitigação de corridas de lama de rejeito
Autor(es): Freitas, Lorenna Monteiro de
Orientador(es): Cordão Neto, Manoel Porfírio
Assunto: Barragens
Resíduos sólidos
Data de apresentação: 15-Dez-2020
Data de publicação: 28-Abr-2022
Referência: FREITAS, Lorenna Monteiro de. Avaliação quanto a eficiência de barreiras rígidas na mitigação de corridas de lama de rejeito. 2020. 61 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Nos últimos 5 anos o Brasil passou por grandes tragédias causadas por rupturas de barragens de rejeitos, onde os impactos foram sentidos nas esferas ambiental, social e econômica. Alternativas estão sendo pensadas para evitar que essas tragédias continuem acontecendo, sejam elas na tentativa de evitar a ruptura ou de reduzir os danos causados quando a mesma é inevitável. Dentre as opções existentes, as barreiras rígidas foram as escolhidas para serem avaliadas por métodos numéricos quanto aos efeitos que geram em corridas de rejeitos provenientes da ruptura de uma barragem hipotética. Para isso, foram simulados com o uso do Método do Ponto Material (MPM) cinco modelos com barreiras unitárias em diferentes posições, onde a barragem hipotética possuía 83 m de altura e as barreiras foram definidas com 28 m. Como resultado viu-se que todas as disposições de barreiras foram eficientes na mitigação do fluxo do material, em alguns casos reduziu em 39% a distância percorrida pelo material e em outros casos possibilitou a contenção completa do material. Além disso, foi observado que o afastamento da barreira permite que o material em movimento atinja maiores velocidades, o que afeta diretamente no dimensionamento desses elementos de proteção quando a velocidade de pico ocorre no mesmo momento do impacto.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.