Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Arruda, Fabiana Serra de | - |
dc.contributor.author | Orlando, Isabela Rega | - |
dc.identifier.citation | ORLANDO, Isabela Rega. Proposta de uma ferramenta para gerenciamento de risco em aeroportos localizados em meios urbanos. 2020. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | No início do desenvolvimento dos aeroportos, sua construção costumava ocorrer fora da área urbana, porém, conforme houve o crescimento das comunidades, houve também uma invasão das áreas próximas aos aeroportos. Dessa maneira, os aeroportos precisaram se adaptar à uma nova realidade de interações com o meio urbano, que incluem os ruídos produzidos pela sua operação, a qualidade do ar constantemente afetada, a segurança pública e o fornecimento de infraestrutura. Além disso, essa proximidade com as cidades proporcionou o surgimento de situações de risco específicas deste contexto. Nesta pesquisa, são estudados cinco eventos de risco considerados mais relevantes nas condições da interação aeroporto-cidade: colisão com aves, colisão com as construções do entorno, excursão de pista, emissão de luzes que podem confundir os pilotos durante o processo de pouso e decolagem na interpretação clara das luzes aeronáuticas e colisão com obstáculos móveis. A partir dessa seleção, é realizada uma pesquisa com especialistas da área de aviação utilizando o método Analytic Hierarchy Process (AHP) como objetivo de classificar os eventos baseado em seu nível de importância relativa. Em seguida, por meio desses resultados, é proposto um modelo para realizar o gerenciamento desses eventos de risco em aeroportos a partir da elaboração de um índice que mensura o Risco Calculado de cada um deles. Seu objetivo é quantificar o risco e informar o nível de tolerância de cada evento com base na classificação realizada pela Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO). A partir da tolerabilidade obtida, faz-se necessário gerenciar os riscos encontrado se analisar as situações de perigo para que estas possam ser acompanhada se solucionadas de forma estratégica e definitiva sempre que possível. Por meio da pesquisa realizada, foi possível perceber que o método selecionado traz algumas complicações para o estudo, mas que produziu resultados satisfatórios dentro da proposta inicial. As respostas obtidas vieram majoritariamente de pilotos e permitiram a formação dos Riscos Calculados para cada evento, assim como a determinação do nível de tolerabilidade para seus resultados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aeroportos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infraestrutura aeroportuária | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gerenciamento de riscos | pt_BR |
dc.title | Proposta de uma ferramenta para gerenciamento de risco em aeroportos localizados em meios urbanos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-28T13:20:06Z | - |
dc.date.available | 2022-04-28T13:20:06Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-15 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30534 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Alves, Luiz Augusto da Silva | - |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
|