Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30531
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GiseleVilelaAlmeida_tcc.pdf3,14 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Um estudo numérico de problemas térmicos em barragem de concreto gravidade
Autor(es): Almeida, Gisele Vilela
Orientador(es): Pedroso, Lineu José
Assunto: Barragens
Calor
Método dos elementos finitos
Data de apresentação: 8-Dez-2020
Data de publicação: 28-Abr-2022
Referência: ALMEIDA, Gisele Vilela. Um estudo numérico de problemas térmicos em barragem de concreto gravidade. 2020. 116 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O estudo dos problemas de fluxo de calor é de extrema importância na engenharia, havendo necessidade de se conhecer as temperaturas impostas e geradas, quando apropriado, nas partes estruturais para avaliar as tensões que podem surgir devido às variações térmicas. Essas tensões são formadas devido a restrições impostas, ou seja, os corpos não podem se mover livremente e, consequentemente, podem surgir fissuras indesejáveis quando as tensões são maiores do que a capacidade de resistência das partes tensionadas. A determinação das isotermas da estrutura pode ser feita de forma analítica ou numérica com a utilização de métodos matemáticos. Na presente monografia foi realizada a simulação do comportamento térmico de uma Barragem de Concreto Gravidade através dos Métodos Analíticos, das Diferenças Finitas (FDM) e Elementos Finitos (FEM)com auxílio dos programas computacionais MATLAB e ANSYS .A metodologia desenvolvida permitiu determinar o campo de temperatura formado na estrutura analisada adaptando o modelo e as propriedades dos materiais de acordo com a necessidade do estudo. Os resultados foram apresentados na forma de isotermas indicando a relevância da implementação modelos numéricos como forma de prever e monitorar o comportamento térmico de Barragens de Concreto Gravidade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.