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Título: Análise da percepção dos idosos quanto à acessibilidade aos modos de transporte público coletivo no Distrito Federal
Autor(es): Vasconcelos, Flávia Angelim Maia
Orientador(es): Arruda, Fabiana Serra de
Assunto: Idosos
Mobilidade urbana
Transporte público
Brasília (DF) - transporte público
Data de apresentação: 15-Dez-2020
Data de publicação: 28-Abr-2022
Referência: VASCONCELOS, Flávia Angelim Maia. Análise da percepção dos idosos quanto à acessibilidade aos modos de transporte público coletivo no Distrito Federal. 2020. 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O envelhecimento da população é uma realidade e a busca agora é por medidas que garantam qualidade de vida à população idosa, conferindo independência, integração social e participação ativa na sociedade. Não há como falar desses fatores sem falarmos de acessibilidade, a qual deve ser garantida através do planejamento e implementação de medidas que favoreçam a infraestrutura urbana e o sistema de transporte público das cidades. No entanto, o que ainda se percebe é um sistema muitas vezes falho e ineficiente que não consegue atender às limitações impostas pelo processo de envelhecimento. Este estudo tem como foco, portanto, a análise da percepção dos idosos quanto à acessibilidade aos ônibus no Distrito Federal, para que se possa avaliar a infraestrutura e o e o acesso à este sob o olhar do usuário, levantando questões que muitas vezes passam despercebidas pelos gestores e empresas. Desta forma, foi elaborado e aplicado um instrumento de pesquisa online na escala Likert de 5 pontos, para que se pudesse avaliar o grau de satisfação do idoso com relação às afirmações subdivididas em quatro categorias: veículo, infraestrutura, comportamento e perguntas gerais. Para realização das análises foram utilizados os softwares Excel e SPSS. Foi então testada a confiabilidade do questionário através do alfa de Cronbach, que se mostrou satisfatório. Também foi realizada análise descritiva, para identificar os principais obstáculos para o idoso no uso do transporte público coletivo, sendo as categorias infraestrutura do trajeto, infraestrutura dos pontos de ônibus e veículo as que apresentaram maior insatisfação, possibilitando um levantamento dos principais obstáculos para o idoso no uso do transporte público coletivo. Posteriormente foi feita uma análise das três Regiões Administrativas que tiveram mais respondentes, sendo elas: Ceilândia, Taguatinga e Plano Piloto. Esta análise se mostrou relevante principalmente pelas realidades contrastantes encontradas entre essas regiões, o que propiciou a descoberta de que as três regiões se mostram insatisfeitas com relação à categoria veículo. Quanto à infraestrutura as regiões com mais repostas negativas foram Taguatinga e Ceilândia, e quanto ao comportamento dos motoristas e cobradores, Ceilândia foi a que apresentou mais respostas negativas. Dentre os resultados tem-se que mais de 55% dos usuários concordam que os assentos preferenciais são utilizados de maneira indiscriminada, 40% discordam das boas condições das calçada se mais de 53% discordam sobre o conforto dos pontos de ônibus utilizados. Através dos resultados obtidos, pôde-se concluir que o STPC ainda se mostra deficitário quanto aos quesitos de acessibilidade e ainda há muito a se fazer para garantir que os idosos desfrutem de um sistema de transporte público coletivo de qualidade. Trabalhos como este, que levam em conta a percepção do usuário do transporte, se mostram relevantes pois podem servir de subsídios para a elaboração de políticas públicas, reformulação de ações e criação de mecanismos compensatórios que minimizem as externalidades negativas sentidas pelos idosos.
Abstract: The aging of the population is a reality and the search is now for measures that guarantee quality of life for the elderly population, granting independence, social integration and active participation in society. And there is no way to talk about these factors without talking about accessibility, which must be guaranteed through the planning and implementationof measures that favor urban infrastructure and the public transport system of cities. However, what is still perceived is an often flawed and inefficient system that fails to meet the limitations imposed by the aging process. This study focuses, therefore, on the analysis of the perception of the elderly regarding accessibility to buses in the Federal District, so that the infrastructureand access to it can be assessed under the eyes of the user, raising questions that often passunnoticed by managers and companies. Thus, an online research instrument on the 5-point Likert scale was developed and applied, so that the degree of satisfaction of the elderly in relation to the statements subdivided into four categories could be assessed: vehicle, infrastructure, behavior and general questions. To perform the analyzes, Excel and SPSS software were used. The questionnaire's reliability was then tested using Cronbach's alpha, which proved satisfactory. Descriptive analysis was also carried out to identify the main obstacles for the elderly in the use of public public transport, with the categories infrastructure of the route, infrastructure of bus stops and vehicles the ones that showed the greatest dissatisfaction, enabling a survey of the main obstacles for the elderly in the use of public public transport. Subsequently, an analysis was made of the three Administrative Regions that had the most respondents, namely: Ceilândia, Taguatinga and Plano Piloto. This analysis was relevant mainly because of the contrasting realities found between these regions, which led to the discovery that the three regions are dissatisfied with the vehicle category. As for infrastructure, the regions with the most negative responses were Taguatinga and Ceilândia, and as for the behavior of drivers and collectors, Ceilândia was the one with the most negative responses. Among the results, more than 55% of users agree that preferred seats are used indiscriminately, 40% disagree with the good conditions of the sidewalks and more than 53% disagree about the comfort of the bus stops used. Through the results obtained, it was possible to conclude that STPC is still deficient in terms of accessibility and there is still much to be done to ensure that the elderly enjoy a quality public transport system. Studies like this, which take into account the perception of the transport user, are relevant because they can serve as subsidies for the elaboration of public policies, reformulation of actions and creation of compensatory mechanisms that minimize the negative externalities felt by the elderly.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
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