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| dc.contributor.advisor | Arruda, Fabiana Serra de | - | 
| dc.contributor.author | Vasconcelos, Flávia Angelim Maia | - | 
| dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Flávia Angelim Maia. Análise da percepção dos idosos quanto à acessibilidade aos modos de transporte público coletivo no Distrito Federal. 2020. 110 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR | 
| dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | O envelhecimento da população é uma realidade e a busca agora é por medidas que garantam qualidade de vida à população idosa, conferindo independência, integração social e participação ativa  na  sociedade. Não  há  como  falar  desses  fatores  sem  falarmos  de acessibilidade,  a  qual deve  ser garantida  através  do planejamento e  implementação de  medidas  que  favoreçam  a infraestrutura urbana e o sistema de transporte público das cidades. No entanto, o que ainda se percebe é um sistema muitas vezes falho e ineficiente que não consegue atender às limitações impostas pelo processo de envelhecimento. Este estudo tem como foco, portanto, a análise da percepção dos idosos quanto à acessibilidade aos ônibus no Distrito Federal, para que se possa avaliar a infraestrutura e o e o acesso à este sob o olhar do usuário, levantando questões que muitas  vezes  passam  despercebidas  pelos  gestores  e  empresas.  Desta  forma,  foi  elaborado  e aplicado um instrumento de pesquisa online na escala Likert de 5 pontos, para que se pudesse avaliar  o  grau  de  satisfação  do  idoso  com  relação às afirmações  subdivididas  em  quatro categorias:  veículo,  infraestrutura,  comportamento  e  perguntas  gerais. Para  realização  das análises  foram  utilizados  os softwares Excel  e  SPSS. Foi  então  testada  a  confiabilidade  do questionário  através  do  alfa  de  Cronbach,  que  se  mostrou  satisfatório. Também  foi  realizada análise descritiva, para identificar os principais obstáculos para o idoso no uso do transporte público  coletivo,  sendo  as  categorias infraestrutura  do  trajeto, infraestrutura  dos  pontos  de ônibus e veículo as que apresentaram maior insatisfação, possibilitando um levantamento dos principais  obstáculos  para o  idoso  no  uso  do  transporte  público  coletivo. Posteriormente foi feita uma análise das três Regiões Administrativas que tiveram mais respondentes, sendo elas: Ceilândia, Taguatinga  e  Plano Piloto. Esta análise se mostrou relevante principalmente pelas realidades contrastantes encontradas entre essas regiões, o que propiciou a descoberta de que as três regiões se mostram insatisfeitas com relação à categoria veículo. Quanto à infraestrutura as   regiões   com   mais   repostas negativas   foram   Taguatinga e   Ceilândia,   e   quanto   ao comportamento  dos  motoristas  e  cobradores,  Ceilândia  foi a que  apresentou  mais respostas negativas. Dentre  os  resultados  tem-se  que  mais de 55%  dos  usuários concordam  que  os assentos  preferenciais  são  utilizados  de  maneira  indiscriminada, 40%  discordam  das  boas condições  das  calçada se  mais  de  53%  discordam  sobre  o  conforto  dos  pontos  de  ônibus utilizados. Através  dos  resultados  obtidos,  pôde-se  concluir  que o  STPC ainda  se  mostra deficitário quanto aos quesitos de acessibilidade e ainda há muito a se fazer para garantir que os idosos desfrutem de um sistema de transporte público coletivo de qualidade. Trabalhos como este,  que  levam  em  conta  a  percepção  do  usuário  do  transporte,  se  mostram  relevantes  pois podem  servir  de  subsídios  para  a  elaboração  de políticas  públicas,  reformulação  de  ações  e criação  de  mecanismos  compensatórios  que  minimizem  as  externalidades  negativas  sentidas pelos idosos. | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Idosos | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Mobilidade urbana | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Transporte público | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Brasília (DF) - transporte público | pt_BR | 
| dc.title | Análise da percepção dos idosos quanto à acessibilidade aos modos de transporte público coletivo no Distrito Federal | pt_BR | 
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2022-04-28T11:44:02Z | - | 
| dc.date.available | 2022-04-28T11:44:02Z | - | 
| dc.date.submitted | 2020-12-15 | - | 
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30529 | - | 
| dc.language.iso | Português | pt_BR | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR | 
| dc.description.abstract1 | The  aging  of  the  population  is  a  reality  and  the  search  is  now  for  measures  that  guarantee quality of life for the elderly population, granting independence, social integration and active participation in society. And there is no way to talk about these factors without talking about accessibility, which must be guaranteed through the planning and implementationof measures that favor urban infrastructure and the public transport system of cities. However, what is still perceived is an often flawed and inefficient system that fails to meet the limitations imposed by the aging process. This study focuses, therefore, on the analysis of the perception of the elderly regarding accessibility to buses in the Federal District, so that the infrastructureand access to it  can  be  assessed  under  the  eyes  of  the  user,  raising  questions  that  often passunnoticed  by managers and companies. Thus, an online research instrument on the 5-point Likert scale was developed  and  applied,  so  that  the  degree  of  satisfaction  of  the  elderly  in  relation  to  the statements subdivided into four categories could be assessed: vehicle, infrastructure, behavior and  general  questions.  To  perform  the  analyzes,  Excel  and  SPSS  software  were  used.  The questionnaire's reliability was then tested using Cronbach's alpha, which proved satisfactory. Descriptive analysis was also carried out to identify the main obstacles for the elderly in the use of public public transport, with the categories infrastructure of the route, infrastructure of bus stops and vehicles the ones that showed the greatest dissatisfaction, enabling a survey of the  main  obstacles  for  the  elderly  in  the  use  of  public  public  transport.  Subsequently,  an analysis was made of the three Administrative Regions that had the most respondents, namely: Ceilândia,  Taguatinga  and  Plano  Piloto.  This  analysis  was  relevant  mainly  because  of  the contrasting  realities  found  between  these  regions,  which  led  to  the  discovery  that  the  three regions  are  dissatisfied  with  the  vehicle  category.  As  for  infrastructure,  the  regions  with  the most  negative  responses  were  Taguatinga  and  Ceilândia,  and  as  for  the  behavior  of  drivers and  collectors,  Ceilândia  was  the  one  with  the  most  negative  responses.  Among  the  results, more  than  55%  of  users  agree  that  preferred  seats  are  used  indiscriminately,  40%  disagree with the good conditions of the sidewalks and more than 53% disagree about the comfort of the bus  stops  used.  Through  the  results  obtained,  it  was  possible  to  conclude  that  STPC  is  still deficient in terms of accessibility and there is still much to be done to ensure that the elderly enjoy a quality public transport system. Studies like this, which take into account the perception of the transport user, are relevant because they can serve as subsidies for the elaboration of public  policies,  reformulation  of  actions  and  creation  of  compensatory  mechanisms  that minimize the negative externalities felt by the elderly. | pt_BR | 
| Aparece na Coleção: | Engenharia Civil 
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