Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30520
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_AlexandreVieiraRabelo_tcc.pdf2,41 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de consumo e pressão nos ramais prediais do ICC
Autor(es): Rabelo, Alexandre Vieira
Orientador(es): Schleicher, Arthur Tavares
Assunto: Água - consumo
Edifícios
Pressão da água
Data de apresentação: 17-Dez-2020
Data de publicação: 27-Abr-2022
Referência: RABELO, Alexandre Vieira. Análise de consumo e pressão nos ramais prediais do ICC. 2020. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O trabalho apresenta os resultados de análise do consumo e da pressão nas instalações prediais do Instituto Central de Ciências, localizado na Universidade de Brasília, com o objetivo de evidenciar a grande perda de água presente na edificação, sendo os resultados apresentados em forma de tabelas e gráficos para uma melhor representação. Das partes concretizadas no trabalho, realizou-se uma comparação dos dados de consumo em diferentes anos (2007 –2020),com um foco no ano de 2020 com a perspectiva da pandemia do Coronavírus (COVID-19). Nesse quesito, foi observado um aumento desproporcional de consumo de água em um período na qual o ICC apresentou um fluxo mínimo de pessoas e, consequentemente, deveria haver uma redução. Entretanto, no ano de 2020 houve um aumento no consumo de água de 37,9% em relação a 2019, tendo picos de consumo de 9,4 mil m³ em um único mês. Essas análises e observações foram essenciais para determinar uma estimativa do índice de perda de água (IP) na instalação e das possíveis economias aos cofres públicos no decorrer de 2020.Conjuntamente, foram realizadas diversas medições de pressão, com auxílio de manômetros, nos dois extremos da edificação e uma análise comparativa do consumo de água com as pressões observadas. Tal pesquisa possibilitou uma grande quantidade de dados ao longo do ICC, na qual 59,41% dos dados medidos estão fora da zona limite preconizada pela norma técnica NBR 5626/2020, associando-se um elevado potencial de rompimentos das tubulações. Por essas razões, a Válvula Redutora de Pressão (VRP)é uma ótima solução para o sistema, auxiliando na redução das variações bruscas de pressões que ocorrem ao longo do dia e no percentual de perda de água nas instalações. Para tal, foram realizados cálculos de relação entre a vazão e o diâmetro necessário para o ideal funcionamento da válvula no ICC.O trabalho realizado é uma contribuição para ampliar o conhecimento sobre os problemas presentes no Instituto Central de Ciências, onde é perceptível o enorme prejuízo financeiro gerado em suas instalações. Esses valores poderiam ser aplicados em várias áreas na Universidade, para o usufruto dos alunos da instituição, melhorando a qualidade do ensino.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.