Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Daniele do Nascimento da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Daniele do Nascimento da. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): caminhos ou descaminhos para o campo da alfabetização?. 2021. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo analisou as concepções epistemológicas e didáticas para o campo da alfabetização nas três versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) diante da homologação do documento no final de2017 e sua importância como referência nacional para a reelaboração dos currículos dos sistemas de ensino brasileiros. Ademais, como objetivos específicos, intentamos analisaras implicações do tempo estabelecido pelo documento para a consolidação da alfabetização (1º e 2º anos do ensino fundamental), bem como apreender o que as três versões da BNCC preconizam para o ensino dos eixos da língua portuguesa. A pesquisa, de caráter qualitativa, foi fundamentada em Morais (2012; 2019; 2020), Mortatti (2000; 2006, 2010),Soares (2004; 2020a; 2020b), entre outros. A construção dos dados foi realizada por intermédio da análise documental, no segundo semestre de 2021,e o tratamento dos dados foi conduzido por meio da análise de conteúdo temática, proposta por Bardin (1977) e Franco (2008). Os resultados dessa pesquisa evidenciaram pressupostos epistemológicos e didáticos divergentes quanto à definição da alfabetização na construção das três versões da BNCC, sendo a 1ª e 2ª edições mais congruentes, ao evidenciarem a importância da alfabetização atrelada ao letramento e a atribuição do ensino sistemático do sistema de escrita alfabético como eixo central para a alfabetização. Em contrapartida, a 3ª versão do documento, em vigência, propõe, em diversos trechos, a alfabetização vinculada a pressupostos associacionistas/empiristas, bem como apresenta divergências quanto a programas e ações que estabelecem o ciclo de alfabetização até os oito anos de idade (3º ano do ensino fundamental).Estabelece, ainda, uma visão reducionista quanto à apropriação do sistema de escrita alfabética e equívocos conceituais nos eixos de língua portuguesa. Carecem, também, de estratégias e metas para a garantia da progressão do ensino em todas as três versões da BNCC. Em suma, o documento normativo comporta problemáticas que indicam um retrocesso para o campo da alfabetização e podem acarretar um aumento das desigualdades existentes na sociedade e refletidas no meio escolar ao potencializar as barreiras na inserção dos sujeitos no mundo letrado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.title | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) : caminhos ou descaminhos para o campo da alfabetização? | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-25T15:56:32Z | - |
dc.date.available | 2022-04-25T15:56:32Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30486 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work has analyzed the epistemological and didactic conceptions for the literacy field present in the three (3) versions of the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) given the homologation of the final document in 2017 and its importance as a national reference document for the reformulation of the curriculum of school institutions. Additionally, as specific objectives, it was aimed to apprehend the time implications established by the document for the consolidation of literacy in the first (1st) and second (2nd) years of elementary school, as well as to analyze what the three (3) versions of the BNCC recommend for the teaching of the axes of Portuguese. This research, of a qualitative nature, was based on Morais (2012; 2019; 2020), Mortatti (2000; 2006, 2010), Soares (2004; 2020a; 2020b) and others. The data build-up was conducted through document analysis and the data treatment wasconducted through thematic content analysis, proposed by Bardin (1977) and Franco (2008). The results from this research have highlighted divergent epistemological and didactic assumptions regarding the definition of literacy in the construction of the three versions of the BNCC, being the 1st and 2nd editions more congruent in highlighting the importance of literacy linked to alphabetization and the assignment of systematic teaching of the alphabetic writing system as the central axis for literacy. On theother hand, the 3rd version of the document, currently in circulation, proposes, in several passages, the literacy linked to associationist/empiricist assumptions, as well as presenting divergences regarding programs and actions that establish the literacy cycle until the age of eight (3rd year of elementary school). It also establishes a reductionist view as to the appropriation of the alphabetic writing system and conceptual misunderstandings on the Portugueselanguage axes. They also lack strategies andobjectives to ensure the progression of education in all three versions of the BNCC. In short, the normative document contains problems that indicate a setback for the literacy field and can lead to an increase in existing inequalities in society and reflected in the school environment by increasing barriers in the insertion of individuals in the literate world. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|