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2021_CatarinaPeresValladao.pdf1,99 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorZindel, Márcia Terezinha Longen-
dc.contributor.authorValladao, Catarina Peres-
dc.identifier.citationVALLADAO, Catarina Peres. Proposição de um planejamento instrucional em educação financeira para alunos do ensino médio. 2021. 137 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA educação financeira é um tema recente no sistema educacional e ainda existe grande déficit no seu ensino para jovens. Por isso, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a experiência dos alunos do Ensino Médio do Distrito Federal com relação ao dinheiro, na escola e fora dela. Para isso, verifica-se a correlação entre a experiência dos estudantes e a renda mensal familiar, o tipo de escola, o ano escolar e o gênero. Além disso, analisa-se os itens que apresentaram um maior déficit em relação ao conhecimento dos estudantes sobre educação financeira visando elaborar uma proposta de ensino por meio de um planejamento instrucional. A coleta de dados foi feita através do questionário do PISA 2018 sobre a experiência dos alunos com dinheiro. Com esses dados, foi realizada a análise descritiva e a análise não paramétrica dos dados, utilizando testes do Qui-Quadrado e teste de Fisher, bem como coeficientes de intensidade: Phi, Cramer’s V e contingência. De acordo com os resultados, pode-se observar que os alunos possuem ainda alguns déficits com relação à educação financeira por não ser um tema forte no ensino escolar, apesar de fazerem parte de seu dia a dia. Dessa forma, um aplicativo de educação financeira para esses jovens é apresentado como proposta de ensino. Com isso, acredita-se que essa solução seria um primeiro passo para melhorar a educação e o letramento financeiro dos alunos e, também, das próximas gerações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação financeirapt_BR
dc.subject.keywordJovenspt_BR
dc.subject.keywordAplicativo - designpt_BR
dc.titleProposição de um planejamento instrucional em educação financeira para alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-22T17:18:56Z-
dc.date.available2022-04-22T17:18:56Z-
dc.date.submitted2021-10-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30473-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Financial education is a recent topic in the educational system and there is still a great deficit in teaching it to young people. Because of that, the main objective of this study is to analyze the experience of high school students in the Federal District regarding money, inside and outside of school. Therefore, it is verified if there is a correlation between student experience and monthly family income, type of school, school year and gender. In addition, the items that presented a greater deficit in relation to the students' knowledge about financial education are studied in order to develop a learning proposal through instructional planning. Data collection was performed using the PISA 2018 questionnaire on students' experience with money. With these data, descriptive analysis and non-parametric analysis of the data was performed, using Chi-Square and Fisher's tests, as well as intensity coefficients: Phi, Cramer's V, and contingency. According to the results, it can be observed that students still have some deficits in relation to financial education, as it is not a strong topic in school education, despite being part of their daily lives. Thus, a financial education application for these young people is presented as a teaching proposal. With that, it is believed that this solution would be a first step to improve the education and financial literacy of students and, also, of the next generations.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



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