Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3047
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LeonardoZimmerNascimento.pdf1,46 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de um sistema de irrigação por microaspersão utilizando a combinação de pressão/indução de ar e de surfactante
Autor(es): Nascimento, Leonardo Zimmer
Orientador(es): Faggion, Francisco
Assunto: Irrigação por aspersores
Data de apresentação: 15-Dez-2011
Data de publicação: 8-Mar-2012
Referência: NASCIMENTO, Leonardo Zimmer. Avaliação de um sistema de irrigação por microaspersão utilizando a combinação de pressão/indução de ar e de surfactante. 2011. iv, 27 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A irrigação por microaspersão possui alta eficiência de aplicação, requer baixa pressão, é de fácil operação e utiliza água retirada diretamente dos mananciais. Este trabalho visou desenvolver e avaliar um conjunto de teste pressurizado para aplicação de água por microaspersão, combinando o efeito de indução de ar às gotas, utilizando o efeito venturi, e de diferentes concentrações de um surfactante. Foi utilizado um conjunto motobomba com um indutor de ar na saída possibilitando ao microaspersor funcionar com a mistura de água e ar. Foi adicionado à água um surfactante capaz de prolongar a presença de ar nas gotas. O experimento foi conduzido na Fazenda Água Limpa pertencente à Universidade de Brasília, Brasília, DF. Foram utilizadas quatro pressões de trabalho com indução de ar decrescente (103,4; 137,9; 172,3 e 206,8 kPa) e cinco doses do surfactante agral (0,0; 0,025; 0,050; 0,075 e 0,1%). A análise estatística foi feita considerando os tratamentos distribuídos em blocos inteiramente casualisados. Concluí-se que: O conjunto de aplicação desenvolvido mostrou-se capaz de induzir ar e gerar gotas de líquido com ar em seu interior; Houve considerável indução de ar em toda faixa de pressão trabalhada; O surfactante provoca a redução do raio de aplicação da água; Há necessidade de mais trabalhos de pesquisa, especialmente para desenvolver microaspersores com indução individual, a exemplo das pontas de pulverização.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Curso de Agronomia, 2011.
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons