Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30456
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AlineMercierDosReis_tcc.pdf1,03 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Leveduras na promoção do crescimento vegetal e no biocontrole de fitopatógenos
Autor(es): Reis, Aline Mercier dos
Orientador(es): Vale, Helson Mário Martins do
Assunto: Crescimento (Plantas)
Biodiversidade
Fungos fitopatogênicos
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 14-Abr-2022
Referência: REIS, Aline Mercier dos. Leveduras na promoção do crescimento vegetal e no biocontrole de fitopatógenos. 2019. 42 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O meio ambiente ecologicamente equilibrado é fundamental para a vida na terra, pois a partir dele todas as coisas subsistem. Para que ele funcione perfeitamente é necessário ter diversidade de seres vivos, plantas e que ocorra interação entre eles. Existe uma grande diversidade de micro-organismos associados ao solo, animais e plantas que é pouco explorado pela dificuldade de cultivá-los fora do ambiente em que se encontram. As leveduras são fungos unicelulares e participam de processos ecológicos como os ciclos biogeoquímicos, e podem promover o crescimento vegetal e atividade antagônicas para biocontrole. O objetivo desse trabalho foi analisar isolados de leveduras de diferentes espécies, para verificar se alguns desses possuem potencial para promoção do crescimento vegetal e/ou biocontrole no combate de fitopatógenos. A promoção do crescimento vegetal pelas leveduras foi realizada in vitro por meio de co-cultivo em meio ágar-água 8% da levedura a ser testada juntamente com semente de trigo. O teste de antagonismo foi realizado in vitro por meio de crescimento pareado em placas de petri com meia ágar-batata, com os isolados de leveduras e o fungo fitopatogênico do solo da espécie Sclerotium rolfsii. Os isolados de leveduras que merecem destaque no crescimento vegetal são os CA824 com média de 18 cm, F117, CE83, CR75 que desenvolveram a parte aérea com uma medica acima de 12cm, já nas raízes o CA99 com uma média de 14,67 cm, CR33 e CE83 todos com média acima de 12 cm. No biocontrole os isolados que mais inibiram a porcentagem do crescimento do fungo fitopatogenico foram o F112 com 59,3% e o CA1010 com 51,2%de ocupação da placa de petri.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Economia, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Curso de Ciências Ambientais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.