Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cordeiro, Thiago Felippe Kurudez | - |
dc.contributor.author | Lima, Bruno Pinheiro de Melo | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Bruno Pinheiro de Melo. Avaliação de estimadores de vento através desimulação em veículos aéreos de asa fixa não tripulados. 2021. 90 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Aeroespacial) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho estruturou um modelo dinâmico de simulação viável para considerar os efeitos de vento, a fim de utilizá-lo na avaliação de estimadores de vento selecionados, através de simulação em veículos aéreos de asa fixa não tripulados. A metodologia empregada nesta avaliação baseou-se em uma revisão bibliográfica que corrobora as decisões tomadas ao longo do projeto no que diz respeito à construção do modelo desejado, bem como ao desenvolvimento de fundamentação teórica utilizada na aplicação de Filtros de Kalman como estimadores de vento. O modelo de simulação obtido neste trabalho originou-se de modificações realizadas a fim de considerar os efeitos provocados pelo vento em um modelo utilizado em trabalhos anteriores, os quais optaram pela condição de vento nulo. Testou-se o comportamento do novo simulador em variadas situações com aplicação de vento constante. De posse do modelo, foram selecionadas duas formulações de Filtro de Kalman, com base em informações provenientes de um tubo de Pitot e de um receptor GPS. Foram levantados hipóteses quanto à otimização da observabilidade dos filtros sob diferentes manobras em voo com vento constante puramente horizontal. Uma melhor performance do filtro foi observada em manobras circulares de maior intensidade. Submeteu-se o modelo à condição de sensores não-ideais para comparar as duas formulações do filtro presentes na literatura, sendo possível concluir que o filtro formulado na forma cartesiana obteve melhor desempenho que aquele na forma polar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Drone | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículo aéreo não tripulado | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filtro de Kalman | pt_BR |
dc.title | Avaliação de estimadores de vento através desimulação em veículos aéreos de asa fixa não tripulados | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-14T10:24:28Z | - |
dc.date.available | 2022-04-14T10:24:28Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30443 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work structured a viable dynamic simulation model to consider the effectsof wind, to use it in the evaluation of selected wind estimators, through simulation inunmanned fixed-wing aerial vehicles. The method used in this evaluation was based on aliterature review that corroborates the decisions taken throughout the project about theconstruction of the desired model, as well as the development of theoretical foundationused in the application of Kalman Filters as wind estimators. The simulation model ob-tained in this work originated from modifications carried out to consider the effects causedby the wind in a model used in previous works, which opted for the zero-wind condition.The behavior of the new simulator was tested in different situations with constant windapplication. With the model in hand, two Kalman Filter formulations were selected, basedon information from a Pitot tube and a GPS receiver. Hypotheses were raised regardingthe optimization of observability of filters under different maneuvers in flight with purelyhorizontal constant wind. A better filter performance was observed in higher intensitycircular maneuvers. A better filter performance was observed in higher intensity circularmaneuvers. The model was submitted to the condition of non-ideal sensors to comparethe two filter formulations present in the literature, and it is possible to conclude that thefilter formulated in the Cartesian form obtained better performance than the one in thepolar form. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Aeroespacial
|