Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3044
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FelipeAugustoAlvesBrige.pdf785,56 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Germinação de aquênios de Bidens pilosa L. (Asteraceae) submetidos a temperaturas subzero
Autor(es): Brige, Felipe Augusto Alves
Orientador(es): Mattos, Jean Kleber de Abreu
Vieira, Roberto Fontes
Assunto: Erva daninha
Sementes - germinação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 8-Mar-2012
Referência: BRIGE, Felipe Augusto Alves. Germinação de aquênios de Bidens pilosa L. (Asteraceae) submetidos a temperaturas subzero. 2011. ix, 13 f., il. Monografia (Bacharelado em Agronomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. Projeto Final de Estágio Supervisionado.
Resumo: Bidens pilosa L. é uma planta daninha ou espontânea, vulgarmente conhecida como picão-preto, originária da América tropical, largamente dispersa em várias regiões do mundo, ocorrendo em maior quantidade na América do Sul (Adegas et al., 2003). Em pesquisas clínicas, a regulação dos parâmetros imunológicos induzidos pela infusão de B. pilosa pode ser relevante em numerosos processos de doenças. Objetivando a conservação e caracterização de acessos de plantas medicinais, foi intento do presente ensaio, verificar a viabilidade de conservação de aquênios de Bidens pilosa L. em temperaturas sub-zero. Foram testadas em laboratório três temperaturas para submeter as sementes (temperatura ambiente – T, -20°C e nitrogênio líquido – NL) e duas soluções para germinação (água (H2O) e ácido giberélico a 10³ M – GA3). As sementes armazenadas em temperatura ambiente foram acondicionadas em envelope de papel pardo, enquanto as sementes submetidas a temperaturas sub zero foram acondicionadas em sacos aluminizados. O índice de germinação de sementes de Bidens pilosa após embebição em água foi superior nos tratamentos com temperatura subzero;. Os resultados evidenciaram que a embebição das sementes em solução de ácido giberélico a 10³ M após o tratamento de temperaturas, contudo, reverteu o efeito de temperatura possibilitando elevado nível de germinação em plantas anteriormente mantidas a temperatura ambiente.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2011.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3044
Aparece na Coleção:Agronomia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons