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Título: Um ambiente em código aberto para o ensino de programação em escolas públicas brasileiras
Autor(es): Souza, Lucas Soares
Orientador(es): Serrano, Maurício
Coorientador(es): Serrano, Milene
Assunto: Teoria do construtivismo
Teoria do construcionismo
Ambiente de ensino
Software educacional
Data de apresentação: 16-Dez-2020
Data de publicação: 5-Abr-2022
Referência: SOUZA, Lucas Soares. Um ambiente em código aberto para o ensino de programação em escolas públicas brasileiras. 2020. 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: No Brasil, programas governamentais buscam, nos meios tecnológicos, uma maneira de melhorar os índices educacionais da população. Para isto, promovem a construção de laboratórios de informática e a instalação de pontos de internet nas escolas. Entretanto, as pesquisas indicam que, mesmo com todo este suporte tecnológico nas Escolas Públicas Brasileiras (EPB), não há o retorno esperado. Em 1980, Seymour Papert já identificava este problema e, inspirando-se no Cognitivismo de Piaget, propôs a Filosofia LOGO, onde o aluno está no centro de seu aprendizado. Este Trabalho de Conclusão de Curso relata o desenvolvimento de um Ambiente de Ensino de Programação (AEP), em código livre, baseado no Cognitivismo de Piaget e na Filosofia LOGO de Papert. O objetivo deste AEP é permitir que alunos de EPBs possam aprender a lógica computacional para que, de acordo com o Cognitivismo, possam assimilar o processo passo-a-passo de algoritmos computacionais com outros processos que necessitam de uma ordenança de passos como, por exemplo, as operações de divisão e multiplicação.
Abstract: Brazilian governmental programs seek for a way to improve the educational levels of the population through technological means. Thus, they foster the building of computer laboratories and internet facilities in schools. However, research indicates that, even though the Brazilian Public Schools (BPS) have all this technological support, they do not return the expected result. In 1980, Seymour Papert identified this problem yet, and, being inspired by Piaget’s Cognitive Theory, proposed the Logo Philosophy, in which the learner is the center of their learning. This undergraduate thesis reports the development of a Programming Learning Environment (PLE) in open source, based on Piaget’s Cognitive Theory and Papert’s Logo Philosophy. The goal of this PLE is to allow BPS students to learn the computer logic, so that, according to the Cognitive Theory, they can associate the step-by-step process of the computer algorithms with other processes which need an order of steps, such as multiplication and division operations.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2020.
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