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2020_LucasSoaresSousa_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)2,8 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSerrano, Maurício-
dc.contributor.authorSouza, Lucas Soares-
dc.identifier.citationSOUZA, Lucas Soares. Um ambiente em código aberto para o ensino de programação em escolas públicas brasileiras. 2020. 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2020.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, programas governamentais buscam, nos meios tecnológicos, uma maneira de melhorar os índices educacionais da população. Para isto, promovem a construção de laboratórios de informática e a instalação de pontos de internet nas escolas. Entretanto, as pesquisas indicam que, mesmo com todo este suporte tecnológico nas Escolas Públicas Brasileiras (EPB), não há o retorno esperado. Em 1980, Seymour Papert já identificava este problema e, inspirando-se no Cognitivismo de Piaget, propôs a Filosofia LOGO, onde o aluno está no centro de seu aprendizado. Este Trabalho de Conclusão de Curso relata o desenvolvimento de um Ambiente de Ensino de Programação (AEP), em código livre, baseado no Cognitivismo de Piaget e na Filosofia LOGO de Papert. O objetivo deste AEP é permitir que alunos de EPBs possam aprender a lógica computacional para que, de acordo com o Cognitivismo, possam assimilar o processo passo-a-passo de algoritmos computacionais com outros processos que necessitam de uma ordenança de passos como, por exemplo, as operações de divisão e multiplicação.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeoria do construtivismopt_BR
dc.subject.keywordTeoria do construcionismopt_BR
dc.subject.keywordAmbiente de ensinopt_BR
dc.subject.keywordSoftware para educaçãopt_BR
dc.titleUm ambiente em código aberto para o ensino de programação em escolas públicas brasileiraspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T13:14:31Z-
dc.date.available2022-04-05T13:14:31Z-
dc.date.submitted2020-12-16-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30374-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoSerrano, Milene-
dc.description.abstract1Brazilian governmental programs seek for a way to improve the educational levels of the population through technological means. Thus, they foster the building of computer laboratories and internet facilities in schools. However, research indicates that, even though the Brazilian Public Schools (BPS) have all this technological support, they do not return the expected result. In 1980, Seymour Papert identified this problem yet, and, being inspired by Piaget’s Cognitive Theory, proposed the Logo Philosophy, in which the learner is the center of their learning. This undergraduate thesis reports the development of a Programming Learning Environment (PLE) in open source, based on Piaget’s Cognitive Theory and Papert’s Logo Philosophy. The goal of this PLE is to allow BPS students to learn the computer logic, so that, according to the Cognitive Theory, they can associate the step-by-step process of the computer algorithms with other processes which need an order of steps, such as multiplication and division operations.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



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