Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Serrano, Maurício | - |
dc.contributor.author | Souza, Lucas Soares | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Lucas Soares. Um ambiente em código aberto para o ensino de programação em escolas públicas brasileiras. 2020. 117 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | No Brasil, programas governamentais buscam, nos meios tecnológicos, uma maneira de
melhorar os índices educacionais da população. Para isto, promovem a construção de
laboratórios de informática e a instalação de pontos de internet nas escolas. Entretanto,
as pesquisas indicam que, mesmo com todo este suporte tecnológico nas Escolas Públicas
Brasileiras (EPB), não há o retorno esperado. Em 1980, Seymour Papert já identificava
este problema e, inspirando-se no Cognitivismo de Piaget, propôs a Filosofia LOGO, onde
o aluno está no centro de seu aprendizado. Este Trabalho de Conclusão de Curso relata
o desenvolvimento de um Ambiente de Ensino de Programação (AEP), em código livre,
baseado no Cognitivismo de Piaget e na Filosofia LOGO de Papert. O objetivo deste
AEP é permitir que alunos de EPBs possam aprender a lógica computacional para que,
de acordo com o Cognitivismo, possam assimilar o processo passo-a-passo de algoritmos
computacionais com outros processos que necessitam de uma ordenança de passos como,
por exemplo, as operações de divisão e multiplicação. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria do construtivismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria do construcionismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambiente de ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software educacional | pt_BR |
dc.title | Um ambiente em código aberto para o ensino de programação em escolas públicas brasileiras | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T13:14:31Z | - |
dc.date.available | 2022-04-05T13:14:31Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30374 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Serrano, Milene | - |
dc.description.abstract1 | Brazilian governmental programs seek for a way to improve the educational levels of the
population through technological means. Thus, they foster the building of computer laboratories
and internet facilities in schools. However, research indicates that, even though
the Brazilian Public Schools (BPS) have all this technological support, they do not return
the expected result. In 1980, Seymour Papert identified this problem yet, and, being inspired
by Piaget’s Cognitive Theory, proposed the Logo Philosophy, in which the learner
is the center of their learning. This undergraduate thesis reports the development of a
Programming Learning Environment (PLE) in open source, based on Piaget’s Cognitive
Theory and Papert’s Logo Philosophy. The goal of this PLE is to allow BPS students to
learn the computer logic, so that, according to the Cognitive Theory, they can associate
the step-by-step process of the computer algorithms with other processes which need an
order of steps, such as multiplication and division operations. | pt_BR |
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