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Título: Mineração de dados aplicada à avaliação da qualidade dos serviços públicos federais brasileiros
Autor(es): Menezes, Vítor Gomes de
Orientador(es): Pedrosa, Glauco Vitor
Coorientador(es): Figueiredo, Rejane Maria da Costa
Assunto: Governo digital
Mineração de dados
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 5-Abr-2022
Referência: MENEZES, Vítor Gomes de. Mineração de dados aplicada à avaliação da qualidade dos serviços públicos federais brasileiros. 2020. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) —Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A implementação de estratégias de governo digital demanda o uso de ferramentas de avaliação de serviços a fim de garantir a entrega de serviços de alta qualidade aos cidadãos. Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa acerca da gestão da qualidade dos serviços públicos em parceria com um Ministério do Governo Federal Brasileiro. Este trabalho apresenta um modelo multivariado construído a partir de uma análise de regressão que relaciona aspectos dos serviços e sua nota. As variáveis com maior significância estatística foram: adequação da quantidade de colaboradores à provisão do serviço e exigências documentais que poderiam ser reduzidas. A possibilidade de acompanhar o serviço pela internet apresenta uma relação negativa com a nota dele. O trabalho também busca construir modelos de predição do tempo de espera de serviços entregues a pessoas físicas e pessoas jurídicas. Número de documentos que o usuário deve fornecer para obter o serviço, a quantidade de interações do usuário com o governo e características relacionadas a avaliação da qualidade são pontos que impactam o tempo de espera de serviços para ambos os tipos de pessoa. Para trabalhos futuros, deve-se refinar o instrumento e reanalisar as implicações propostas por este estudo a fim de confirmá-las.
Abstract: The implementation of digital government strategies requires the use of service assessment tools in order to guarantee the delivery of high quality services to citizens. In this context, a survey was conducted on the quality management of public services in partnership with a Ministry of the Brazilian Federal Government. This work presents a multivariate model built from a regression analysis that relates aspects of services and their score. The variables with the greatest statistical significance were the adequacy of the number of employees to the provision of the service and documentary requirements that could be reduced. The power to keep up with the service over the internet has a negative relationship with its score. The work also seeks to build models for predicting the waiting time for services delivered to individual and legal persons. Number of documents that the user must provide to obtain the service, the number of user interactions with the government and characteristics related to quality assessment are points that impact the waiting time for services for both persons. For future work, the instrument should be refined and the implications proposed by this study reanalyzed in order to confirm them.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2020.
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