Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pedrosa, Glauco Vitor | - |
dc.contributor.author | Menezes, Vítor Gomes de | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, Vítor Gomes de. Mineração de dados aplicada à avaliação da qualidade dos serviços públicos federais brasileiros. 2020. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) —Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A implementação de estratégias de governo digital demanda o uso de ferramentas de
avaliação de serviços a fim de garantir a entrega de serviços de alta qualidade aos cidadãos.
Nesse contexto, foi realizada uma pesquisa acerca da gestão da qualidade dos serviços
públicos em parceria com um Ministério do Governo Federal Brasileiro. Este trabalho
apresenta um modelo multivariado construído a partir de uma análise de regressão que
relaciona aspectos dos serviços e sua nota. As variáveis com maior significância estatística
foram: adequação da quantidade de colaboradores à provisão do serviço e exigências
documentais que poderiam ser reduzidas. A possibilidade de acompanhar o serviço pela
internet apresenta uma relação negativa com a nota dele. O trabalho também busca
construir modelos de predição do tempo de espera de serviços entregues a pessoas físicas
e pessoas jurídicas. Número de documentos que o usuário deve fornecer para obter o
serviço, a quantidade de interações do usuário com o governo e características relacionadas
a avaliação da qualidade são pontos que impactam o tempo de espera de serviços para
ambos os tipos de pessoa. Para trabalhos futuros, deve-se refinar o instrumento e reanalisar
as implicações propostas por este estudo a fim de confirmá-las. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governo digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mineração de dados | pt_BR |
dc.title | Mineração de dados aplicada à avaliação da qualidade dos serviços públicos federais brasileiros | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T12:30:33Z | - |
dc.date.available | 2022-04-05T12:30:33Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30370 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Figueiredo, Rejane Maria da Costa | - |
dc.description.abstract1 | The implementation of digital government strategies requires the use of service assessment
tools in order to guarantee the delivery of high quality services to citizens. In this context,
a survey was conducted on the quality management of public services in partnership
with a Ministry of the Brazilian Federal Government. This work presents a multivariate
model built from a regression analysis that relates aspects of services and their score.
The variables with the greatest statistical significance were the adequacy of the number
of employees to the provision of the service and documentary requirements that could
be reduced. The power to keep up with the service over the internet has a negative
relationship with its score. The work also seeks to build models for predicting the waiting
time for services delivered to individual and legal persons. Number of documents that
the user must provide to obtain the service, the number of user interactions with the
government and characteristics related to quality assessment are points that impact the
waiting time for services for both persons. For future work, the instrument should be
refined and the implications proposed by this study reanalyzed in order to confirm them. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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