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Título: Sistema de apoio ao mapeamento de algumas competências em estudantes de graduação
Autor(es): Nunes, Caio Felipe Dias
Orientador(es): Rissoli, Vandor Roberto Vilardi
Assunto: Software - desenvolvimento
Inteligência artificial
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 5-Abr-2022
Referência: NUNES, Caio Felipe Dias. Sistema de apoio ao mapeamento de algumas competências em estudantes de graduação. 2021. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Ao longo do período de uma graduação é importante que estudantes possuam um desenvolvimento acadêmico de forma a refletir as necessidades do mercado de trabalho. Da mesma forma, é importante que organizações ofereçam oportunidades de desenvolvimento profissional para estudantes que estejam alinhados com os perfis desejados aos futuros profissionais. Dessa maneira, tem-se empresas buscando cada vez mais obter profissionais que atendam suas expectativas e contribuam para seu crescimento como empresa, enquanto aprendizes buscam desenvolver-se de forma a serem os profissionais que o mercado necessita. Consciente dessa situação, a oportunidade de elaboração deste trabalho surge com o objetivo de desenvolver um software que seja capaz de inferir a situação de algumas competências nos estudantes que ainda se encontram em formação, facilitando a interação que algumas organizações tem estabelecido com as instituições de ensino para oferecer oportunidade inicial aos alunos que atendam as suas expectativas e demandas. Esse software corresponderia a um novo módulo a ser integrado na arquitetura de um Sistema Tutor Inteligente (STI) que forneceria a instituição de ensino subsídios sobre a situação personalizada de algumas competências em seus estudantes usuários desse software educacional (STI) que forneceria a instituição de ensino subsídios sobre a situação personalizada de algumas competências em seus estudantes usuários desse software educacional (STI), munindo a instituição a indicar alunos que corresponderiam melhor a demanda apresentada pelas organizações. Processos de inferência envolvendo recursos provenientes da Inteligência Artificial e metodologias para acompanhar os comportamentos psicoeducacionais de cada aluno serão empregados em conjunto, tornando este projeto multidisciplinar, em que o desafio da integração salutar entre as instituições de ensino e as organizações possam trabalhar juntas em reconhecer nos futuros profissionais as suas respectivas situações relacionadas ao conhecimento assimilado, as habilidades desenvolvidas e as atitudes no âmbito profissional e pessoal que consolidarão as competências pessoais de cada indivíduo e sinalizarão as organizações os perfis mais condizentes com os seus desejos e necessidades.
Abstract: Throughout the undergraduate period it is important for students to have an academic development to reflect the needs of the job market. Likewise, it is important for organizations to provide professional development opportunities for students who are aligned with the desired profiles for future professionals. Thus, there are companies increasingly seeking professionals who meet their expectations and contribute to their growth as a company, while apprentices seek to develop in order to be the professionals that the market needs. Aware of this situation, the opportunity to elaborate this work arises with the objective of developing a software that is able to infer the situation of some competences in the students still in formation, facilitating the interaction that some organizations have established with the educational institutions. to provide initial opportunity for students to meet their expectations and demands. This software would correspond to a new module to be integrated in the architecture of an Intelligent Tutor System (STI) that would provide the educational institution with subsidies on the personalized situation of some competences in its students using this educational software (STI), providing the institution to indicate students who would better match the demand presented by organizations. Inference processes involving resources from Artificial Intelligence and methodologies to accompany each student’s psychoeducational behaviors will be employed together, making this project multidisciplinary, in which the challenge of healthy integration between educational institutions and organizations can work together to recognize each other. future professionals their respective situations related to the assimilated knowledge, the developed skills and the attitudes in the professional and personal scope that will consolidate the personal competences of each individual and will signal the organizations the profiles that are most appropriate to their desires and needs.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021.
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