Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rissoli, Vandor Roberto Vilardi | - |
dc.contributor.author | Nunes, Caio Felipe Dias | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Caio Felipe Dias. Sistema de apoio ao mapeamento de algumas competências em estudantes de graduação. 2021. 89 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao longo do período de uma graduação é importante que estudantes possuam um desenvolvimento
acadêmico de forma a refletir as necessidades do mercado de trabalho. Da
mesma forma, é importante que organizações ofereçam oportunidades de desenvolvimento
profissional para estudantes que estejam alinhados com os perfis desejados aos futuros profissionais.
Dessa maneira, tem-se empresas buscando cada vez mais obter profissionais que
atendam suas expectativas e contribuam para seu crescimento como empresa, enquanto
aprendizes buscam desenvolver-se de forma a serem os profissionais que o mercado necessita.
Consciente dessa situação, a oportunidade de elaboração deste trabalho surge com o
objetivo de desenvolver um software que seja capaz de inferir a situação de algumas competências
nos estudantes que ainda se encontram em formação, facilitando a interação que
algumas organizações tem estabelecido com as instituições de ensino para oferecer oportunidade
inicial aos alunos que atendam as suas expectativas e demandas. Esse software
corresponderia a um novo módulo a ser integrado na arquitetura de um Sistema Tutor
Inteligente (STI) que forneceria a instituição de ensino subsídios sobre a situação personalizada
de algumas competências em seus estudantes usuários desse software educacional
(STI) que forneceria a instituição de ensino subsídios sobre a situação personalizada de
algumas competências em seus estudantes usuários desse software educacional (STI), munindo
a instituição a indicar alunos que corresponderiam melhor a demanda apresentada
pelas organizações. Processos de inferência envolvendo recursos provenientes da Inteligência
Artificial e metodologias para acompanhar os comportamentos psicoeducacionais
de cada aluno serão empregados em conjunto, tornando este projeto multidisciplinar, em
que o desafio da integração salutar entre as instituições de ensino e as organizações possam
trabalhar juntas em reconhecer nos futuros profissionais as suas respectivas situações
relacionadas ao conhecimento assimilado, as habilidades desenvolvidas e as atitudes no
âmbito profissional e pessoal que consolidarão as competências pessoais de cada indivíduo
e sinalizarão as organizações os perfis mais condizentes com os seus desejos e necessidades. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.title | Sistema de apoio ao mapeamento de algumas competências em estudantes de graduação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T11:12:24Z | - |
dc.date.available | 2022-04-05T11:12:24Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30365 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Throughout the undergraduate period it is important for students to have an academic
development to reflect the needs of the job market. Likewise, it is important for organizations
to provide professional development opportunities for students who are aligned
with the desired profiles for future professionals. Thus, there are companies increasingly
seeking professionals who meet their expectations and contribute to their growth as a
company, while apprentices seek to develop in order to be the professionals that the market
needs. Aware of this situation, the opportunity to elaborate this work arises with the
objective of developing a software that is able to infer the situation of some competences
in the students still in formation, facilitating the interaction that some organizations have
established with the educational institutions. to provide initial opportunity for students
to meet their expectations and demands. This software would correspond to a new module
to be integrated in the architecture of an Intelligent Tutor System (STI) that would
provide the educational institution with subsidies on the personalized situation of some
competences in its students using this educational software (STI), providing the institution
to indicate students who would better match the demand presented by organizations.
Inference processes involving resources from Artificial Intelligence and methodologies to
accompany each student’s psychoeducational behaviors will be employed together, making
this project multidisciplinary, in which the challenge of healthy integration between educational
institutions and organizations can work together to recognize each other. future
professionals their respective situations related to the assimilated knowledge, the developed
skills and the attitudes in the professional and personal scope that will consolidate
the personal competences of each individual and will signal the organizations the profiles
that are most appropriate to their desires and needs. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|