Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pilati, Alexandre Simões | - |
dc.contributor.author | Mamédio, Letícia Victoria Alves | - |
dc.identifier.citation | MAMÉDIO, Letícia Victoria Alves. Baco Exu do Blues e o sujeito cancional presente em “Bluesman”. 2021. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O rap surge no Brasil na década de 70 e desde seu nascimento, propõe uma melhor qualidade
de vida, principalmente da juventude negra e periférica brasileira. O presente trabalho busca
apresentar um breve panorama do RAP nacional como base para o entendimento da
relevância da obra “Bluesman” (2018) do cancionista Baco Exu do Blues, para ele mesmo
enquanto sujeito politico, mas também para o coletivo negro que aponta como público alvo.
Embasado por produções acadêmicas de mesma temática, os pressupostos cancionais do
professor Luiz Tatit e as próprias declarações do bluesman baiano, pretende-se então
apresentar reflexões e, identificar semelhanças e diferenças com as características mais
marcantes do ritmo musical, assim como a relevância para o panorama cancional brasileiro. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cantores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Rap (Música) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juventude | pt_BR |
dc.subject.keyword | Periferia | pt_BR |
dc.title | Baco Exu do Blues e o sujeito cancional presente em “Bluesman” | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T10:43:57Z | - |
dc.date.available | 2022-04-05T10:43:57Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30364 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Rap emerged in Brazil in the 70s and since its birth it has proposed a better quality of life,
specially for black and peripheral Brazilian youth. This paper aims to present a brief overview
of the national RAP as a basis for understanding the relevance of the work "Bluesman" (2018)
by the songwriter Baco Exu do Blues, from Bahia. His work was made for himself as a
political subject, but also for the black community that he points to as an audience target.
Based on academic productions on the same theme, Professor Luiz Tatit's song assumptions
and the Bahian bluesman's own statements. As a result, this paper shows reflections and
presents the similarities and differences of the most striking characteristics of the musical
rhythm, as well as the relevance for the Brazilian song panorama. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|