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Título: As pinturas de André Antonio da Conceição no forro da capela-mor da igreja de São Francisco de Paula em Goiás (GO) : Uma análise iconográfica
Autor(es): Sinfrônio, Débora de Oliveira
Orientador(es): Honor, André Cabral
Assunto: Iconografia
Goiás (GO) - história
Pintura de ícones
Igreja Católica
Data de apresentação: 17-Nov-2021
Data de publicação: 4-Abr-2022
Referência: SINFRÔNIO, Débora de Oliveira. As pinturas de André Antonio da Conceição no forro da capela-mor da igreja de São Francisco de Paula em Goiás (GO): Uma análise iconográfica. 2021. 53 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O principal objetivo desta monografia é efetuar uma abordagem iconográfica das pinturas oitocentistas do forro da capela-mor da Igreja de São Francisco de Paula em Goiás (GO), de autoria do pintor goiano André Antonio da Conceição. A fim de introduzir essa obra de arte sacra como fonte, objeto de estudo da história de Goiás no século XIX, ela é vista como fonte histórica inseparável do seu contexto de produção, a transferência da sede da Irmandade do Bom Senhor Jesus dos Passos para a Igreja de São Francisco de Paula em 1870. Foi utilizada a metodologia de análise iconográfica proposta por Erwin Panofsky, considerados os estudos de Rafael García Mahíques que propõem a renovação do método; bem como a ideia de intertextualidade na arte de Omar Calabrese aplicada à iconografia. Assim, buscou-se os correspondentes intertextuais das pinturas analisadas, seja por meio de tipos iconográficos ou de narrativas hagiográficas. Os resultados da análise nos apontam para peculiaridades regionais e históricas de Goiás no século XIX. A questão das reminiscências de uma arte “barroca” para além do século XVIII, bem como para a necessidade de maiores pesquisas documentais e estudos mais aprofundados sobre a história da arte nesta região, então isolada dos grandes centros urbanos, são algumas delas. A análise iconográfica é aqui usada como ferramenta auxiliar ao estudo da história, na expectativa de reconhecer a obra de arte, possibilitar novas pesquisas e também inserir Goiás e região nesse ciclo de estudos de história da arte na América Portuguesa. Além disso, busca-se também conhecer mais sobre o artista André Antonio da Conceição.
Abstract: The purpose of this study is to conduct an iconographic approach to the nineteenth-century paintings in the Saint Francis of Paola Church main-chapel’s ceiling. To introduce this work of religious art as a source, an object of study to Goiás's XIX century history, it is viewed as a historical source, inseparable from its production context, the transfer of the brotherhood of Bom Senhor Jesus dos Passos's headquarters to Saint Francis of Paola Church in 1870. The methodology is based on Erwin Panofsky's proposition of iconographic analysis, considering the renovation of this approach as proposed by Rafael García Mahíques, as well as Omar Calabrese's concept of intertextuality in arts applied to iconography. The paintings' intertextual correspondents were searched through iconographic models or hagiographic narratives. The analysis results point to historical-regional peculiarities of Goiás in the nineteenth century. The matter of baroque art reminiscences beyond the eighteenth-century, as well as the necessity of new documental researches and studies about art history in this region, back then isolated from urban centers are some of them. The iconographic analysis is used here as an auxiliary tool to historical studies to acknowledge the work of art, to enable new researches and also to insert Goiás and region in this study cycle of art history in Portuguese America. Furthermore, it also seeks to know more about the artist André Antonio da Conceição.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.
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