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dc.contributor.advisorHonor, André Cabral-
dc.contributor.authorSinfrônio, Débora de Oliveira-
dc.identifier.citationSINFRÔNIO, Débora de Oliveira. As pinturas de André Antonio da Conceição no forro da capela-mor da igreja de São Francisco de Paula em Goiás (GO): Uma análise iconográfica. 2021. 53 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO principal objetivo desta monografia é efetuar uma abordagem iconográfica das pinturas oitocentistas do forro da capela-mor da Igreja de São Francisco de Paula em Goiás (GO), de autoria do pintor goiano André Antonio da Conceição. A fim de introduzir essa obra de arte sacra como fonte, objeto de estudo da história de Goiás no século XIX, ela é vista como fonte histórica inseparável do seu contexto de produção, a transferência da sede da Irmandade do Bom Senhor Jesus dos Passos para a Igreja de São Francisco de Paula em 1870. Foi utilizada a metodologia de análise iconográfica proposta por Erwin Panofsky, considerados os estudos de Rafael García Mahíques que propõem a renovação do método; bem como a ideia de intertextualidade na arte de Omar Calabrese aplicada à iconografia. Assim, buscou-se os correspondentes intertextuais das pinturas analisadas, seja por meio de tipos iconográficos ou de narrativas hagiográficas. Os resultados da análise nos apontam para peculiaridades regionais e históricas de Goiás no século XIX. A questão das reminiscências de uma arte “barroca” para além do século XVIII, bem como para a necessidade de maiores pesquisas documentais e estudos mais aprofundados sobre a história da arte nesta região, então isolada dos grandes centros urbanos, são algumas delas. A análise iconográfica é aqui usada como ferramenta auxiliar ao estudo da história, na expectativa de reconhecer a obra de arte, possibilitar novas pesquisas e também inserir Goiás e região nesse ciclo de estudos de história da arte na América Portuguesa. Além disso, busca-se também conhecer mais sobre o artista André Antonio da Conceição.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIconografiapt_BR
dc.subject.keywordGoiás (GO) - históriapt_BR
dc.subject.keywordPintura de íconespt_BR
dc.subject.keywordIgreja Católicapt_BR
dc.titleAs pinturas de André Antonio da Conceição no forro da capela-mor da igreja de São Francisco de Paula em Goiás (GO) : Uma análise iconográficapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-04T14:39:53Z-
dc.date.available2022-04-04T14:39:53Z-
dc.date.submitted2021-11-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30350-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The purpose of this study is to conduct an iconographic approach to the nineteenth-century paintings in the Saint Francis of Paola Church main-chapel’s ceiling. To introduce this work of religious art as a source, an object of study to Goiás's XIX century history, it is viewed as a historical source, inseparable from its production context, the transfer of the brotherhood of Bom Senhor Jesus dos Passos's headquarters to Saint Francis of Paola Church in 1870. The methodology is based on Erwin Panofsky's proposition of iconographic analysis, considering the renovation of this approach as proposed by Rafael García Mahíques, as well as Omar Calabrese's concept of intertextuality in arts applied to iconography. The paintings' intertextual correspondents were searched through iconographic models or hagiographic narratives. The analysis results point to historical-regional peculiarities of Goiás in the nineteenth century. The matter of baroque art reminiscences beyond the eighteenth-century, as well as the necessity of new documental researches and studies about art history in this region, back then isolated from urban centers are some of them. The iconographic analysis is used here as an auxiliary tool to historical studies to acknowledge the work of art, to enable new researches and also to insert Goiás and region in this study cycle of art history in Portuguese America. Furthermore, it also seeks to know more about the artist André Antonio da Conceição.pt_BR
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