Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3035
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MonicaAparecidadeOliveira.pdf409,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Clima organizacional : um estudo de caso com os funcionários do Centro Livre de Artes – CLA/GO
Autor(es): Oliveira, Mônica Aparecida de
Orientador(es): Miranda, Onofre Rodrigues de
Assunto: Clima organizacional
Cultura organizacional
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 7-Mar-2012
Referência: OLIVEIRA, Mônica Aparecida de. Clima organizacional: um estudo de caso com os funcionários do Centro Livre de Artes – CLA/GO. 2011. 39 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Trata-se de evidenciar a percepção que os funcionários do Centro Livre de Artes têm em relação ao clima organizacional existente, destacando o tipo de clima organizacional, se é positivo ou negativo. Mensurou o grau de satisfação dos funcionários e enfatizou os aspectos que mais proporcionam satisfação dentro da empresa. O método de pesquisa foi um estudo de caso, utilizando como instrumento para coleta de dados um questionário com perguntas fechadas. O total de participantes foi 36, dos quais a maioria afirmou que o clima é positivo e que está satisfeito. Concluiu-se que as variáveis que mais contribuem para um clima positivo são os cursos de capacitação, seguida pela comemoração do aniversariante do mês e a movimentação dos colaboradores pelos diversos setores da empresa. Dentre as variáveis que mais proporcionam satisfação foram apontadas o comprometimento dos funcionários com o trabalho e resultado do trabalho. Das variáveis que afetam o clima de forma negativa, mais da metade dos pesquisados apontou que é o ambiente físico da organização, a comunicação interna e o grau de motivação dos funcionários.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.3035
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons