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Título: ENEM 2018 : censura ao Pajubá e epistemologias em conflito
Autor(es): Oliveira, Bethânia Gomes Dias
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)
Movimento negro brasileiro
Educação - aspectos sociais
Negros - educação
Data de apresentação: 5-Nov-2021
Data de publicação: 4-Abr-2022
Referência: OLIVEIRA, Bethânia Gomes Dias. ENEM 2018 : censura ao Pajubá e epistemologias em conflito. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este artigo discute como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ser uma referência para perceber as batalhas epistemológicas travadas pelos movimentos negros no interior da educação brasileira. Utilizo o trabalho de Nilma Lino Gomes para fundamentar a descrição da trajetória dos movimentos negros no Brasil, que se anunciam como um “movimento negro educador”. Em seguida trato sobre a formulação e execução da lei 10.639/03, dialogando com trabalhos que observam o ENEM para discutir as transformações e permanências sobre a questão racial ao longo de suas edições. Por fim, procuro analisar como a polêmica em torno da edição de 2018 do ENEM, fomentada pelo atual presidente Jair Messias Bolsonaro, representa as estratégias de uma epistemologia colonial, e projeta novos desafios à realização de uma educação plural e democrática.
Abstract: This article discusses how the National Secondary Education Examination (ENEM) can be a reference to understand the epistemological battles waged by black movements within Brazilian education. I'm performing the work of Nilma Lino Gomes to support the description of the trajectory of black movements in Brazil, which advertise themselves as an “educator black movement”. Then I deal with the formulation and execution of Law 10.639/03, dialoguing with works that observe the ENEM to discuss the transformations and permanences on the racial issue throughout its editions. Finally, I try to analyze how the controversy surrounding the 2018 edition of ENEM, fostered by the current president Jair Messias Bolsonaro, represents the strategies of a colonial epistemology, and projects new challenges to the realization of a plural and democratic education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.
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