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dc.contributor.advisorTorres, Mateus Gamba-
dc.contributor.authorOliveira, Bethânia Gomes Dias-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bethânia Gomes Dias. ENEM 2018 : censura ao Pajubá e epistemologias em conflito. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo discute como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode ser uma referência para perceber as batalhas epistemológicas travadas pelos movimentos negros no interior da educação brasileira. Utilizo o trabalho de Nilma Lino Gomes para fundamentar a descrição da trajetória dos movimentos negros no Brasil, que se anunciam como um “movimento negro educador”. Em seguida trato sobre a formulação e execução da lei 10.639/03, dialogando com trabalhos que observam o ENEM para discutir as transformações e permanências sobre a questão racial ao longo de suas edições. Por fim, procuro analisar como a polêmica em torno da edição de 2018 do ENEM, fomentada pelo atual presidente Jair Messias Bolsonaro, representa as estratégias de uma epistemologia colonial, e projeta novos desafios à realização de uma educação plural e democrática.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subject.keywordMovimento negro brasileiropt_BR
dc.subject.keywordEducação - aspectos sociaispt_BR
dc.subject.keywordNegros - educaçãopt_BR
dc.titleENEM 2018 : censura ao Pajubá e epistemologias em conflitopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-04T12:58:46Z-
dc.date.available2022-04-04T12:58:46Z-
dc.date.submitted2021-11-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30339-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This article discusses how the National Secondary Education Examination (ENEM) can be a reference to understand the epistemological battles waged by black movements within Brazilian education. I'm performing the work of Nilma Lino Gomes to support the description of the trajectory of black movements in Brazil, which advertise themselves as an “educator black movement”. Then I deal with the formulation and execution of Law 10.639/03, dialoguing with works that observe the ENEM to discuss the transformations and permanences on the racial issue throughout its editions. Finally, I try to analyze how the controversy surrounding the 2018 edition of ENEM, fostered by the current president Jair Messias Bolsonaro, represents the strategies of a colonial epistemology, and projects new challenges to the realization of a plural and democratic education.pt_BR
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