Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Torres, Mateus Gamba | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Bethânia Gomes Dias | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Bethânia Gomes Dias. ENEM 2018 : censura ao Pajubá e epistemologias em conflito. 2021. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo discute como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) pode
ser uma referência para perceber as batalhas epistemológicas travadas pelos
movimentos negros no interior da educação brasileira. Utilizo o trabalho de Nilma Lino
Gomes para fundamentar a descrição da trajetória dos movimentos negros no Brasil,
que se anunciam como um “movimento negro educador”. Em seguida trato sobre a
formulação e execução da lei 10.639/03, dialogando com trabalhos que observam o
ENEM para discutir as transformações e permanências sobre a questão racial ao longo
de suas edições. Por fim, procuro analisar como a polêmica em torno da edição de 2018
do ENEM, fomentada pelo atual presidente Jair Messias Bolsonaro, representa as
estratégias de uma epistemologia colonial, e projeta novos desafios à realização de uma
educação plural e democrática. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Movimento negro brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação - aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Negros - educação | pt_BR |
dc.title | ENEM 2018 : censura ao Pajubá e epistemologias em conflito | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T12:58:46Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T12:58:46Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30339 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This article discusses how the National Secondary Education
Examination (ENEM) can be a reference to understand the epistemological battles
waged by black movements within Brazilian education. I'm performing the work of
Nilma Lino Gomes to support the description of the trajectory of black movements in
Brazil, which advertise themselves as an “educator black movement”. Then I deal with
the formulation and execution of Law 10.639/03, dialoguing with works that observe
the ENEM to discuss the transformations and permanences on the racial issue
throughout its editions. Finally, I try to analyze how the controversy surrounding the
2018 edition of ENEM, fostered by the current president Jair Messias Bolsonaro,
represents the strategies of a colonial epistemology, and projects new challenges to the
realization of a plural and democratic education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | História
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