Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30336
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_IsabellaRibeiroDeSousa_tcc.pdf921,34 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Compliance, accountability e sustentabilidade econômica de organizações sociais : análise das entidades financiadas por recursos do fundo Amazônia
Autor(es): Sousa, Isabella Ribeiro de
Orientador(es): França, José Antônio de
Assunto: Terceiro setor
Compliance
Accountability
Organizações não-governamentais
Data de apresentação: 3-Dez-2020
Data de publicação: 4-Abr-2022
Referência: SOUSA, Isabella Ribeiro de. Compliance, accountability e sustentabilidade econômica de organizações sociais: análise das entidades financiadas por recursos do fundo Amazônia. 2020. 48 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O terceiro setor é formado por entidades sem finalidade lucrativa as quais são atribuídas personalidade jurídica de direito privado. Considerando a necessidade de captar recursos para viabilizar a realização e continuidade de suas atividades, o terceiro setor conta com a participação dos outros dois setores, o setor público e o setor privado. Nesse sentido, há a existência do Fundo Amazônia com a finalidade de captar doações das esferas públicas e privadas e realizar os trâmites necessários para investimentos em projetos. Por haver essa colaboração entres os três setores, é de suma importância que as entidades financiadas por recursos do Fundo Amazônia devem realizar a prestação de contas de suas atividades com integridade e em conformidade com as normas que as norteiam. Além disso, é de relevância que as entidades demonstrem capacidade de manter suas atividade a longo prazo. Portanto, este trabalho buscou mensurar o nível de accountability, de compliance e de sustentabilidade econômica de 18 entidades que financiam suas atividades com recursos oriundos do Fundo Amazônia, com base nos relatórios contábeis dos anos de 2015, 2016 e 2017. Para mensuração da accountability e do compliance foi utilizado check list contendo 18 itens referentes a ITG 2002 (R1) em conjunto com coeficientes que aferem a aderência a norma por entidade e por requerimento e, para a mensuração da sustentabilidade econômica, foi utilizado o Índice de Sustentabilidade do Terceiro Setor. Diante disso, classifica-se como uma pesquisa comparativa, descritiva e quali-quantitativa. Os resultados demonstram que as entidades não cumpriram de forma completa as exigências da ITG 2002, embora tenham demonstrado um nível considerável de cumprimento, e a maioria das entidades não apresentaram resultados favoráveis ao índice, visto que foi a minoria das entidades da amostra que apresentaram tendência de continuidade.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, Bacharelado em Ciências Contábeis, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.