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Título: Políticas de mobilidade urbana no Distrito Federal e a garantia do direito ao acesso à educação : o impacto do transporte público coletivo do Distrito Federal aos estudantes de graduação do período noturno da Universidade de Brasília
Autor(es): Sousa, Andressa Gomes de
Orientador(es): Santos, Renata Callaça Gadioli dos
Assunto: Mobilidade urbana
Universidade de Brasília (UnB)
Transporte público
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 1-Abr-2022
Referência: SOUSA, Andressa Gomes de. Políticas de mobilidade urbana no Distrito Federal e a garantia do direito ao acesso à educação: o impacto do transporte público coletivo do Distrito Federal aos estudantes de graduação do período noturno da Universidade de Brasília. 2021. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A pesquisa realizada teve como objetivo localizar as políticas públicas de mobilidade urbana no Distrito Federal, frente aos déficits que estejam dificultando o acesso e prejudicando o direito à educação dos alunos de graduação do período noturno do Campus Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília, a fim de que a compreensão da relação das políticas públicas de mobilidade urbana do Distrito Federal e a qualidade da aprendizagem dos alunos do período noturno da UnB ficasse mais perceptível. A fundamentação teórica trouxe os conceitos de direito à educação, mobilidade urbana, justiça espacial e política pública para que a metodologia aplicada pudesse obter o total entendimento do leitor. Tal metodologia priorizou trazer os instrumentos de mobilidade urbana do DF e a percepção dos alunos a cerca dela, para que fosse possível entender o impacto de tais políticas para os estudantes. Com esta pesquisa, foi possível observar e captar o real déficit das políticas de mobilidade urbana do Distrito Federal.
Abstract: The research carried out aimed to locate public policies for urban mobility in the Federal District, in view of the deficits that are hindering access and undermining the right to education of undergraduate students in the night shift at Campus Darcy Ribeiro, University of Brasília, in order that the understanding of the relationship between public policies for urban mobility in the Federal District and the quality of learning of students from the night shift at UnB would become more noticeable. The theoretical foundation brought the concepts of right to education, urban mobility, spatial justice and public policy so that the applied methodology could obtain the reader's full understanding. Such methodology prioritized bringing the DF's urban mobility instruments and the students' perception about it, so that it was possible to understand the impact of such policies on students. With this research, it was possible to observe and capture the real deficit of urban mobility policies in the Federal District.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2021.
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