Título: | Limite de atuação na implementação da política de gestão compartilhada nas escolas de Brasília : os casos do Colégio Cívico-Militar CED 07 da Ceilândia e do CED Gisno da Asa Norte |
Autor(es): | Pereira, Matheus Luiz da Silva |
Orientador(es): | Santos, Renata Callaça Gadioli dos |
Assunto: | Gestão escolar - Distrito Federal Políticas públicas educacionais Ceilândia (DF) |
Data de apresentação: | 13-Mai-2021 |
Data de publicação: | 1-Abr-2022 |
Referência: | PEREIRA, Matheus Luiz da Silva. Limite de atuação na implementação da política de gestão compartilhada nas escolas de Brasília: os casos do Colégio Cívico-Militar CED 07 da Ceilândia e do CED Gisno da Asa Norte. 2021. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A pesquisa realizada tem por objetivo explorar e especificar os limites democráticos de
atuação dos diversos atores da sociedade, em especial, do Distrito Federal no processo de
implementação da política de gestão compartilhada. Tal política começou como um projeto
piloto inserido em algumas escolas públicas e foi estendido para mais centros fundamentais e
de ensino sendo configurados pelo compartilhamento do pilar educacional com a segurança
pública. A política pública de gestão compartilhada abriu margem para a pesquisa no sentido
de compreender o processo de implementação e condução nas regiões agraciadas. A
fundamentação teórica aproxima-se de uma abordagem interpretativa de políticas públicas,
reconhecendo o contrato social, sobretudo, a pluralidade e organização da sociedade nos
processos e manifestações democráticas aplicando a metodologia de cunho qualitativo
exploratório, uma reflexão geral em torno da natureza e das relações dos dados primários
obtidos pelos atores e suas experiências e secundários por meio de análises, legislações,
regulamentos, emendas, leis complementares, medidas provisórias, decretos legislativos e
resoluções. Tal metodologia preocupou-se em identificar as ações, ideologias e fatores que
determinam ou que contribuíram para a criação e implementação de tal política expressando
as responsabilidades e identificando os limites de atuação dos atores, suas contradições e
dificuldades que podem servir como um instrumento de direcionamento da população na
inserção e interpretação de uma política pública desta magnitude, sob a garantia de ações e
modelos pedagógicos e de segurança com abordagens mais democráticas e transparentes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.