Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30300
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielDeSouzaValerio_tcc.pdf683,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Contabilidade para tomada de decisão : possibilidade de mudança da mentalidade empresarial a partir dos resultados que a contabilidade proporciona
Autor(es): Valério, Gabriel de Souza
Orientador(es): Freire, Fátima de Souza
Assunto: Empresas - resultado operacional
Microempreendedor Individual (MEI)
Empresas - lucratividade
Micro e pequenas empresas
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 31-Mar-2022
Referência: VALÉRIO, Gabriel de Souza. Contabilidade para tomada de decisão: possibilidade de mudança da mentalidade empresarial a partir dos resultados que a contabilidade proporciona. 2020. 42 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O presente estudo teve por objetivo observar a percepção empresarial em relação à contabilidade durante a análise da atividade de um MEI, mensurando o cenário de desenquadramento para Microempresa. Como objetivos específicos, busca-se entender a mentalidade do empresário sobre a contabilidade antes e após a realização do estudo, identificar e analisar os custos e despesas da empresa, assim como verificar aspectos gerenciais através do cálculo do ponto de equilíbrio, margem de segurança e a consequente demonstração de resultado do exercício de 2019, contrapondo as informações obtidas enquanto MEI com o quadro de Microempresa. Trata-se de estudo de caso realizado junto à Magu Locação, empresa prestadora de serviços de locação para a realização de eventos. Apresentou-se, ao final, os possíveis efeitos da mudança de enquadramento para Microempresa. A análise dos dados se deu por exame da legislação correlata ao arranjo empresarial e coleta de dados com o proprietário da empresa. Os resultados evidenciam que a empresa possui uma margem de segurança satisfatória. Ademais, seu faturamento é sazonal, com períodos de alta e outros de recessão, em razão da natureza de sua atividade. Considerando que o faturamento bruto no ano-calendário está acima do limite estabelecido para empresas enquadradas como MEI, sugere-se atenção nesse quesito por parte do proprietário e, se possível, a orientação de um profissional da contabilidade para que se possa ponderar as alternativas existentes. Ao final do estudo, foi nítida a mudança da mentalidade empresarial, que antes percebia a contabilidade apenas como um custo desnecessário, e agora a reconhece como um serviço essencial para todo e qualquer empreendimento. A razão desta metanoia se deve pela forma como a contabilidade foi apresentada: algo muito além dos serviços burocráticos, que faz com que grande parcela da classe empresária tenha uma percepção medíocre da atuação contábil.
Abstract: The present study aimed to observe the business perception in relation to accounting during the analysis of the activity of an MEI, measuring the scenario of disqualification for Microenterprise. As specific objectives, it seeks to understand the entrepreneur's mindset about accounting before and after the study, to identify and analyze the company's costs and expenses, as well as to verify managerial aspects by calculating the breakeven point, safety margin and the consequent income statement for the year 2019, comparing the information obtained as a MEI with the Microenterprise staff. This is a case study conducted with Magu Locação, a company providing rental services for holding events. At the end, the possible effects of changing the framework for Microenterprise were presented. Data analysis was carried out by examining legislation related to the business arrangement and data collection with the business owner. The results show that the company has a satisfactory safety margin. In addition, its revenue is seasonal, with periods of high and others of recession, due to the nature of its activity. Considering that the gross revenue in the calendar year is above the limit established for companies classified as MEI, attention is suggested in this regard by the owner and, if possible, the guidance of an accounting professional so that the existing alternatives can be considered. At the end of the study, there was a clear change in the business mindset, which previously perceived accounting as just an unnecessary cost, and now recognizes it as an essential service for each and every enterprise. The reason for this metanoia is due to the way accounting was presented: something far beyond bureaucratic services, which makes a large part of the business class have a mediocre perception of accounting performance.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.